qui 28/março/2024 14:15
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Estações vão monitorar nível do Rio Itapemirim em tempo real a partir de outubro

redacao
Redação Dia a Dia

A partir de outubro devem entrar em operação as novas estações de monitoramento do Rio Itapemirim, que vão ajudar a prever cheias em Cachoeiro.

A previsão é da Defesa Civil do município e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que trabalham em conjunto na preparação das áreas onde serão instalados os equipamentos.

Nesta quinta-feira (24), foi concluída na Fazenda Sapecado, no distrito de São Vicente, a estrutura que receberá uma das estações hidrológicas. O local também terá um pluviômetro, que quantificará a chuva precipitada na região.

Na próxima semana, o Sítio Córrego São Rafael, em Rive, distrito de Alegre, receberá o trabalho de preparação da base para os equipamentos. Estações e pluviômetros serão instalados também em propriedades rurais em Pacotuba e Monte Líbano.

Os serviços para estruturação das bases das estações foram iniciados em março deste ano, mas tiveram de ser paralisados em função das medidas restritivas decorrentes da pandemia, como a quarentena decretada em todo o estado.

Com isso, o cronograma dos trabalhos precisou ser ajustado e o início da operação dos equipamentos – a serem instalados pela Agerh – é previsto para outubro.

Para o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Elio Carlos Miranda, os equipamentos vão gerar informações importantes para emissão de alertas relacionados a cheias do Itapemirim. “Isso vai ajudar, por exemplo, a antecipar a retirada das pessoas que moram em áreas de risco”, explicou.

Na opinião de Geovane Sartori, agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos da Agerh, os equipamentos vão permitir acompanhar as variações mais bruscas de elevação do nível da água e os riscos de enchente. “Teremos medições do nível do rio em tempo real, durante 24h”, complementou.

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

acidente-BR-101-27-03-2024

Colisão entre quatro veículos deixa dois mortos na BR 101 em Rio Novo do Sul

prefeito-victor-coelho-vereadores-27-03-2024

Victor Coelho anuncia aumento de salário e benefícios a servidores municipais

Circo_de_rua

Cia Nopok leva espetáculo gratuito para as ruas de Anchieta

Igreja_doações_

Igrejas no ES se mobilizam para ajudar cidades devastadas pelas chuvas

Leia mais