qua 24/abril/2024 00:29
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal de Vitória. Foto: PMV

Estado anuncia edital para Cerco Inteligente de Segurança

redacao
Redação Dia a Dia

O governo do Estado anunciou que publicará nesta sexta-feira (6), no Diário Oficial do Espírito Santo, o edital para contratação do Cerco Inteligente de Segurança, uma espécie de cinturão de câmeras de videomonitoramento que irá ajudar as forças de segurança a combater crimes, principalmente o roubo de veículos.

O Cerco Inteligente será implantado em fases, sendo que a primeira dela contemplará os municípios da Grande Vitória e seus limites. Logo após, será expandido para os municípios do interior.

Após a publicação do edital, o certame será realizado no dia 18 de novembro, às 14h, e será admitida a realização de consórcio entre empresas e subcontratação, a fim de ampliar a participação de empresas e garantir a competitividade. A implantação do Cerco Inteligente se dará em até 180 dias após a emissão da ordem de serviço.

O edital do projeto prevê a implantação de uma Central de Análises e Monitoramento, além de pontos de coleta e captura das placas de veículos, atendendo a um total de 1.500 pistas em rodovias de acesso dos 78 municípios capixabas.

A estimativa é de que o investimento no projeto seja de R$ 160 milhões, valor que deverá ser reduzido após a concorrência entre as empresas durante o processo de contratação. O recurso será investido ao longo de cinco anos desde a implantação até a manutenção do Cerco Inteligente.

“Estamos publicando esse edital para incorporar tecnologia no combate à criminalidade. Não é uma tarefa fácil devido a audácia dos grupos criminosos e até pela capacidade de aquisição de armas e equipamentos que os criminosos têm. Por isso, temos que estar um passo à frente e usar a tecnologia para inibir esses atos criminosos. O Cerco Inteligente já é usado na cidade de Vitória e agora será estendido primeiramente para a Região Metropolitana. As faixas de pedestres e balanças de cargas serão monitoradas, bem como toda a vigilância da Fazenda e do Meio Ambiente voltadas à proteção dos capixabas”, explicou o governador Renato Casagrande.

Foto: Hélio Filho/Secom

O diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, ressalta que a tecnologia já é uma aliada do órgão e o Cerco Inteligente vai contribuir para aumentar a segurança das pessoas nas vias do Estado.

“Já utilizamos um sistema de inteligência artificial e analítica para fortalecer a identificação, prevenção e o combate às fraudes na estrutura do trânsito nos procedimentos relacionados a veículos, habilitação e infrações. A partir da integração com o Cerco Inteligente, o Detran também terá uma ferramenta qualificada para a criação do Observatório Estadual do Trânsito, pois o sistema tem capacidade de fazer cruzamento de dados e obter informações fidedignas sobre estatísticas do trânsito. Com isso, acreditamos que a tecnologia será uma ferramenta importante para termos também um trânsito mais seguro”, afirmou Vieira.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou a importância dessa ferramenta no campo da segurança.

“É uma tecnologia inovadora, moderna, com algoritmos que permitirão a interação com o policial na ponta. Assim, aumentamos a capilaridade da nossa polícia. Com leitor de placa e futuramente com reconhecimento facial, vemos que o governador coloca o Estado no rumo da tecnologia e inovação. Hoje pela manhã já fizemos entrega do Termo Circunstanciado de Ocorrência e agora temos o Cerco Inteligente, que é um avanço fantástico para a sociedade capixaba”, disse.

Como funciona

Em Vitória, o Cerco Inteligente de Segurança começou a funcionar em abril de 2018. Ele monitora 18 pontos de entrada e saída da cidade por meio de 70 câmeras com tecnologia OCR, que faz leitura de placas dos veículos. Todo o videomonitoramento é gerenciado por um software inteligente.

Câmeras do cerco inteligente que operam em Vitória. Foto: PMV

Funciona da seguinte forma: quando o condutor passa por um dos pontos monitorados, a placa do veículo é fotografada e armazenada em um banco de dados.

Quando um veículo é roubado ou furtado e a informação é compartilhada pelas forças de segurança, a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal emite um alerta.

Com isso, a central repassa as informações do veículo, como cor, modelo e trajeto ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que solicita a abordagem da Guarda e da Polícia Militar.

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Leia mais