O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (19) os programas “Capacitar para Empreender” e “Inova Mercado”, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
As iniciativas visam a qualificação de 16,3 mil empreendedores capixabas.
Os programas destinam-se a quem deseja empreender e aos empreendedores já cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI), micro e pequenas empresas, ou que atuam por segmentos como a economia solidária, artesanato e agricultura familiar. A solenidade de lançamento dos programas aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória.
O governador Renato Casagrande destacou a representatividade dos empreendedores na economia capixaba.
“Esse é o segmento que mais gera emprego e está mais capilarizado no Espírito Santo. Está presente nos pequenos municípios, que se sustentam gerando oportunidade através desses pequenos empreendimentos. Então apoiar, treinar, qualificar e financiar esse pessoal é o passo para gerar mais emprego”, afirmou.
O diretor geral da Aderes, Alberto Gavini, explicou que a missão da autarquia é criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos micro e pequenos negócios, além do empreendedorismo social.
“Neste evento queremos mostrar quais são as ações que estamos executando para que isso, de fato, aconteça. Estamos buscando parcerias com as prefeituras, instituições públicas e privadas, para dar cada vez mais visibilidade aos empreendedores capixabas, garantindo a geração de trabalho e renda a este público”, disse.
Para o governador, o lançamento dos programas também significa o resgate da Aderes, cujas atividades haviam sido paralisadas nos últimos anos. “A Aderes é a nossa ponte de comunicação com esses segmentos, como catadores de materiais recicláveis, economia solidária, pequenas microempresas, bancos comunitários. A gente precisava refazer essa ponte e foi o que fizemos neste momento”, exaltou Casagrande.