Estado oferta 14 mil vagas para formação de professores da Educação Infantil

Estado oferta 14 mil vagas para formação de professores da Educação Infantil
Anete Lacerda

A Secretaria da Educação (Sedu) abriu inscrições para a Formação Implementação do Currículo do Espírito Santo na Educação Infantil (ICESEI). As inscrições devem ser feitas até 05 de outubro pelo link: https://forms.gle/3ZGhRRvpM5YE4EVZA voltado a professores da Educação Infantil e equipes escolares das redes municipais de ensino.

O curso é 100% on line e o objetivo é apoiar o fazer docente na Educação Infantil da rede pública capixaba para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam, sob os eixos interações e brincadeiras, aprendizagens e conhecimentos que serão ampliados e aprofundados ao longo do seu processo formativo.

A capacitação será realizada por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Geief) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), junto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a certificação será pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope).

Foram disponibilizadas 14 mil vagas e a formação terá carga horária de 100 horas, com início no dia 13 de outubro e término no dia 31 de janeiro.

Ela é voltada ao trabalho pedagógico a partir do qual os professores da Educação Infantil tenham um olhar sensível em relação à especificidade do modelo de educação e do cuidado necessário à infância.

Cada tópico da formação apresenta temáticas pautadas nos cinco campos de experiências como importantes processos de formação integral das crianças e nos eixos norteadores das práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Estão fundamentados nos princípios e em direitos da aprendizagem (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se), que devem ser garantidos a todas as crianças da Educação Infantil.

Portanto, o documento traz a concepção de infância e o conceito de família como integrantes de um processo social e histórico, que está em constante modificação.

 

SAIBA MAIS

– O Currículo do Espírito Santo etapa da Educação Infantil integra uma das ações do regime de colaboração entre Estado e Municípios, sendo resultado de um trabalho colaborativo entre as Redes Públicas de ensino, desenvolvido nos últimos anos.

– Essa é mais uma ação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que tem como premissas viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre as Redes Estadual e Municipais de Ensino a partir do diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos capixabas.