qua 26/março/2025 08:56
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto ilustrativa: Pixabay

Estado publica regras para volta às aulas presenciais nas escolas

Erika Santos

O governo do Estado publicou no último sábado (8), em edição extra do Diário Oficial, uma portaria que estabelece medidas administrativas e de segurança sanitária para a volta às aulas presenciais, que estão suspensas há cinco meses por causa da pandemia do novo coronavírus.

Ainda não há uma data prevista para o retorno, mas as instituições de ensino terão que se adequar a uma série de medidas deste protocolo de biossegurança publicado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), como uso obrigatório de máscara para alunos e colaboradores, higienização frequente das mãos, distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, suspensão de atividades esportivas coletivas e do uso compartilhado de brinquedos ou outros materiais. A portaria não contempla a educação infantil.

Confira a portaria aqui

As aulas presenciais em todo o Espírito Santo estão suspensas desde o dia 17 de março. Até o dia 31 de agosto, nenhuma atividade deste tipo deve retornar.

A nova portaria estabelece ainda que as escolas terão de estabelecer a quantidade máxima de alunos por sala de aula com base na capacidade de distanciamento; sempre que possível, privilegiar atividades nas áreas externas, espaços mais amplos e arejados (pátios, jardins) e em regime rotativo dos grupos, considerando o distanciamento físico recomendado, e evitar contatos físicos, como beijos, abraços e apertos de mão.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Outra medida determinada pela portaria é suspender a utilização de catracas de acesso e sistemas de registro de ponto por biometria e, caso não seja possível a suspensão, a instituição deverá disponibilizar de recipientes com álcool a 70% ao lado dos equipamentos.

As escolas também terão de estabelecer escalas de horários diferenciados para os intervalos e refeições das classes; sempre que possível, estabelecer horários diferenciados também para a entrada e saída dos estudantes, a fim de evitar aglomerações.

Transporte escolar

A portaria também estabelece regras para o transporte escolar. Os veículos deverão operar apenas com a metade da capacidade máxima e terão de realizar a limpeza do interior das vans ao menos uma vez ao dia. Os assentos deverão ser sinalizados indicando os locais disponíveis, de forma a manter distanciamento entre os estudantes.

As vans deverão ainda transitar com as janelas abertas para assegurar a ventilação e circulação de ar. Já o motorista deve dispor de recipiente com álcool a 70% e borrifar nas mãos dos estudantes antes de eles entrarem no veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

População se reuniu na praça para relembrar vítimas da tragédia

Mimoso inaugura monumento com nomes das vítimas da enchente de 2024

Novo endereço do Cras Aeroporto

Cras do bairro Aeroporto funcionará em novo endereço em Cachoeiro

Ricardo Ferraço visita obras e anuncia avanços para o município de Cachoeiro

Ricardo Ferraço visita obras em Cachoeiro e anuncia avanços

Professor vai receber bônus desempenho em Piúma

Piúma concede bônus de desempenho a profissionais da educação

Perseguição durou oito horas em Atílio Vivacqua

Após troca de tiros e perseguição de 8 horas, PM apreende adolescentes em Atílio Vivacqua

Usina Paineiras está com 220 vagas para contratação para a safra de 2025

Usina Paineiras abre 220 vagas de emprego para a safra 2025

Cachoeiro de Itapemirim completa 158 anos de emancipação política

Cachoeiro de Itapemirim completa 158 anos de emancipação política

Shows, rodeio e concurso leiteiro foram as atrações da ExpoJaqueira

Tradição, emoção e grandes shows marcam a ExpoJaqueira 2025 em Kennedy

Leia mais