qui 6/fevereiro/2025 19:56
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Vitor Jubini/MTur
Foto: Vitor Jubini/MTur

Estado vai restaurar pinturas da Igreja Matriz de Castelo

redacao
Redação Dia a Dia

A tradicional Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, situada no centro de Castelo, que neste ano completa 60 anos de existência, vai recuperar sua beleza, além das cores e tradições. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), assinou, nesta terça-feira (21), o Termo de Fomento que visa iniciar o processo de restauração das pinturas em tela e eucatex e das pinturas parietais, ou seja, produzidas diretamente nas paredes do imóvel.

Com previsão de finalização no mês de outubro, o trabalho de restauração proveniente do Termo de Fomento nº 016/2024, celebrado entre o Governo do Estado e a Cáritas Diocesana, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, conta com recursos estaduais no valor de R$ 1,8 milhão.

“A Igreja Matriz de Castelo, para nós que nascemos ou que moramos na cidade, é uma referência. Além de imponente, o local é uma referência de arquitetura. Lembro de quando morava, na infância, em Povoação. Na primeira vez que fui à igreja, estava com meu irmão João, e não conseguimos parar de olhar para as pinturas do teto. Fazer o repasse desse valor para esse trabalho artístico é uma alegria muito grande. Nosso Governo está totalmente à disposição do município para continuarmos fazendo investimentos em Castelo”, disse o governador Renato Casagrande.

Para o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, o restauro da tradicional igreja contribui simbolicamente para o fortalecimento e preservação de todo o Patrimônio Cultural do Espírito Santo. “A edificação completa 60 anos em 2025 e é um importante espaço para o Estado, reunindo milhares de fiéis todos os anos durante as celebrações de Corpus Christi”, lembrou.
Também estiveram presentes o prefeito de Castelo, João Paulo Nali e o deputado estadual Mazinho dos Anjos.
Sexagenária

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, situada no Centro de Castelo, foi inaugurada em 30 de maio de 1965. Encontra-se edificada no mesmo local da primeira Igreja Católica do município. Sua construção teve início na década de 1950 com a participação ativa da comunidade local, composta na maioria por descendentes de imigrantes italianos.

É tombada pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) pela Resolução 02/98 – CEC/SECES, publicada no Diário Oficial do Estado, no ano de 1998.

Gostou da matéria? 💬

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!

👉 Entrar no Grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

carna-pet-cachoeiro-06-02-2025

Cachoeiro terá evento de carnaval para pets e tutores

Sefaz amplia atendimento virtual

Sefaz amplia atendimento virtual para contribuintes

prefito e empresa-cachoeiro-05-02-2025

Nova empresa pode gerar mais de 200 empregos em Cachoeiro

Sicredi remunera capital social de seus cooperados

Sicredi remunera em R$ 1,3 bi o capital social de seus associados

Palestrante Lucas Araújo abrirá ano letivo em Itapemirim

Itapemirim abre ano letivo com palestra e show para professores

vereadores decidem comissões

Vereadores decidem Comissões Permanentes da Câmara de Cachoeiro

mulher negra, treinando em academia, com looks fitness

Treino com estilo: Ideias de looks fitness para arrasar

homem com look elegante usando terno e com celular no ouvido

Como montar um look elegante: Guia para homens antenados

Leia mais
plugins premium WordPress