qui 2/maio/2024 14:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Estratégias para combater o machismo estrutural e alavancar a representação feminina na Câmara

secreta-luz-30-04-23
Secreta Luz

O machismo estrutural pode ser apontado como um dos fatores para a ausência de representação feminina na Câmara Municipal de Cachoeiro.

Os números decepcionam e frustram: das 19 vagas, o candidato com maior número de votos recebeu 2.519 e o com menor, 659. Com 75.669 eleitoras cadastradas, bastava que 1% das mulheres (756) votassem em ao menos uma mulher tão ou mais qualificada que os homens.

Como os principais problemas femininos (estupro, assédio sexual, violência doméstica, pensão alimentícia, mãe solo) são causados por homens, a mulher se sente fraca e incapaz de combatê-los. Desta forma, não vota em outra mulher porque menospreza as suas habilidades políticas, acreditando que somente um homem é forte e competitivo para defender seus interesses. Mas, às vezes, elas podem eleger candidatos que não possuem empatia e negligenciam suas dores.

Para combater o machismo estrutural e alavancar a representação feminina podem ser utilizadas as seguintes estratégias: presença, persuasão e projetos. A presença consiste em fazer networking, participar dos eventos, se envolvendo nos problemas e tomando a iniciativa na busca por soluções. A persuasão envolve demonstrar força, competência e credibilidade, apresentando os resultados de suas ações pessoais e profissionais que a qualificam como vereadora. Os projetos de lei devem demonstrar viabilidade, precisam beneficiar e impactar a vida diária de seu eleitorado, ressaltando a importância do ponto de vista feminino para legislar, fiscalizar e acompanhar a aplicação de recursos na educação, saúde, transporte e saneamento.

A presença das mulheres na Câmara é essencial para o seu empoderamento e perpetuação de uma sociedade baseada na equidade de direitos, oportunidades e representação política.

Para comprar livro da autora, “O Macaco Que Queria Ser Rei” – Editora RHJ, acesse o link abaixo:

https://rhjlivros.com.br/loja/O-macaco-que-queria-ser-rei-p95822420

 

 

Shirley Mariano é jornalista, locutora e instrutora de treinamento em gestão empresarial. Natural de Cachoeiro, ela formada em Direito, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Sexualidade, em Gestão de Pessoas no Setor Público, Gestão em Psicologia Organizacional e MBA em Consultoria e Diagnóstico Organizacional, Arteterapia e Dependência Química.
padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

Leia mais