dom 21/julho/2024 11:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Estudantes do Ifes são campeões e vice na Mostra Brasileira de Foguetes

redacao
Redação Dia a Dia

Seis alunos do Instituto Federal de Educação (Ifes) de Cachoeiro participaram com sucesso da Mostra Brasileira de Foguetes, encerrada no último dia quatro de agosto em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, que contou com mais de 40 equipes na disputa.

Eles foram divididos em duas equipes. A primeira formada pelos estudantes Adonias Scherrer Brandão e Daniel Martins Bravin, de 19 anos, e Hugo Balarini Miranda, de 18, que concluem este ano o curso de Eletromecânica.

A outra formada pelas alunas Gislayne Vieira Silva, Isabella Guimarães Bosio Altoé e Sofia Campos Stanzani, de 16 anos, que cursam o 2º ano do Ensino Médio integrado à Eletromecânica.

Quem fala em nome do grupo é Adonias Scherrer Brandão, que conta que tudo começou em 2020 numa pesquisa de iniciação científica em que ele participou com ênfase na aerodinâmica de foguetes e princípios físicos do voo.

Adonias diz que a pesquisa foi concluída, mas este ano ele e outros alunos foram convidados pelos seus professores Leandro Marochio, coordenador de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, e Eduardo Sampaio, para participaram da Mostra Brasileira de Foguetes promovida pela equipe da Olimpíada Brasileira de Astronomia. (OBA).

“A equipe 1 recebeu a premiação de campeão por ficar entre os Top 10 do evento. A equipe número 2 ficou com a premiação de vice-campeão. Ganhamos troféus. Os outros participantes receberam menção honrosa”, relata.

O estudante conta que estão se preparando para esta competição há cerca de três meses, que foi quando receberam a informação que tinham passado para a etapa nacional, após disputar com Institutos Federais de todo o estado.

“O trabalho redobrou. Preparamos base de lançamento e foguetes e usamos as nossas duas semanas de férias no Ifes para trabalhar no projeto. O apoio da instituição foi fundamental”, ressalta.

E a sensação de participar de uma competição nacional e sair vitoriosos? Adonias diz, empolgado, que foi incrível, de recompensa por todo aquele trabalho árduo, tendo que conciliar estudos, cursos, projeto, ainda mais quando estão estudando para o Enem e vestibulares.

“Quando percebemos que o nosso foguete havia voado foi muito gratificante. Mais ainda quando recebemos a notícia da boa classificação da equipe”, enfatiza o estudante.

Adonias pontua que sabem que tiveram uma oportunidade para poucos, de participar e ter recursos para avançar no projeto, e que espera que agora outros jovens possam ser incentivados a entrar pelo caminho da ciência.

“Se tem algo que aprendemos foi que, sem dúvida, que o método científico ensina a avançar, já que nos muitos problemas surgidos ao longo do projeto, primeiro pensamos, formulamos hipóteses, criamos modelos e enfim testamos para analisar os dados. E isso vale para toda e qualquer área da vida”, destaca.

E os planos dos estudantes campeões continuam. Eles querem incentivar novos estudantes no projeto para que o Ifes Campus Cachoeiro continue participando da competição e obtendo sempre melhores resultados, e quem sabe, levando alunos para o ramo da ciência espacial no país.

” Fomos os primeiros da instituição a participar. A equipe número 1 deixará o Campus no final do ano, no encerramento do curso. A equipe número 2 continuará o legado e o trabalho”, conclui.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

professor

Abertas 200 vagas em curso gratuito de pós-graduação em educação à distância

moradores-recebem-geladeiras-20-07-2024

Moradores atingidos pelas chuvas no Sul do ES recebem doação de geladeiras e lâmpadas

moto-apreendida-19-07-2024

Moto clonada é apreendida em Cachoeiro após ser flagrada pelo videomonitoramento

prisao-suspeito-19-07-2024

Preso suspeito de atirar em mototaxista e enfermeiro em Cachoeiro

Hospital-do-Aquidaban-2-e1609786208993

Enfermeiro baleado já havia pedido medida de afastamento. Familiares pedem justiça

acidente-br-482-19-07-2024

Motociclista de 53 anos morre atropelada por caminhão

cao-atendimento-veterinario

Inscrições prorrogadas para cursos técnicos gratuitos

zeze-da-cofril-19-07-2024

Zezé da Cofril assume presidência do PP em Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais