Evangélico e Gapcci lançam campanha de conscientização do Novembro Azul

Evangélico e Gapcci lançam campanha de conscientização do Novembro Azul
Redação Dia a Dia

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), em parceria com  o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI), lançaram a campanha Novembro Azul, que este ano traz três perguntas que podem salvar vidas: Você já fez seu PSA anual? Você tem realizado atividade física regularmente? Você tem controlado seu peso?

Segundo dados do HECI, que é referência no tratamento oncológico clínico e cirúrgico em todo sul do estado, em 2020, 134 homens foram diagnosticados com câncer de próstata.

No total, 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais e a chance de cura quando descoberto em sua fase inicial é superior a 90%.

Segundo o urologista Dr. Hernane Schwartz, o exame de PSA é um exame de sangue que é um marcador de alterações de doenças da próstata, e quando o PSA está alterado é feita uma biópsia da próstata.

“Quando a biópsia resulta positivo para câncer, a gente faz o tratamento. Esse tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal e acompanhamento, dependendo do perfil do paciente”, explica o médico.

 

Programação

A programação para o mês de novembro conta com distribuição de exames PSA para homens entre 50 e 69 anos pelo Projeto Rastrear. As inscrições podem ser feitas pelo site casadeapoiocancer.org.br a partir do dia 01 até o dia 15 de novembro.

O “Culto Azul” acontece no dia 07 de novembro, às 9h na Igreja Batista do Calvário (IBC). No mesmo dia, às 19h também ocorre a “Missa Azul” na Igreja Nossa Senhora da Penha, no bairro BNH. Na segunda-feira, dia 08, o radiologista Dr. Bruno Resende e o urologista Dr. Guilherme Abib participam da Live Novembro Azul, que acontece às 19h no instagram do GAPCCI sob a mediação do oncologista Dr.José Pulido.

No dia 10, o Azul Heci Day movimenta o almoço dos colaboradores do hospital. Um momento de descontração e também de muita informação acerca do tema.