Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participam, nesta quarta-feira (28), do evento on-line “Sistemas Agroflorestais no Estado do Espírito Santo”, que integra a programação do XIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (XIII CBSAF).
Com início previsto para as 10 horas, a atividade é uma oportunidade para quem quer compartilhar conhecimentos ou aprender mais sobre Sistemas Agroflorestais (SAF), que são uma forma sustentável de produção agrícola, em que árvores são plantadas ou manejadas em consorciação com culturas agrícolas ou forrageiras.
No evento, a pesquisadora Maria da Penha Padovan, representante da regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), falará sobre a realização das duas primeiras edições do Encontro Capixaba de SAF, ocorridas em 2022 e 2023.
Também participam os pesquisadores José Altino Machado Filho, abordando o tema “Sistemas Agroflorestais com Café”; Cesar Pereira Teixeira, com “SAF com espécies florestais nativas”, e Maurício Lima Dan, que apresentará um panorama dos Sistemas Silvopastoris no Espírito Santo.
O evento contará ainda com as contribuições de Loruama Vardiero, gerente de educação e gestão ambiental da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, que falará sobre perfil da Rede Capixaba de SAF, criada em 2022 para incentivar a adoção do sistema em propriedades do Estado.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), o XIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (XIII CBSAF) teve início nessa segunda-feira (26) e acontece até esta sexta-feira (30), de forma 100% on-line.
O tema central é “Produção Regenerativa e Adaptação às Mudanças Climáticas” e o objetivo é proporcionar um amplo espaço de diálogo e de compreensão sobre aspectos importantes da tecnologia agroflorestal.