sáb 4/maio/2024 22:39
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

João Bosco representa o ES em Brasília no lançamento do “Novo Viver Sem Limites” para pessoas com deficiência

redacao
Redação Dia a Dia

O ex-prefeito de Vargem Alta e atual assessor da Secretaria da Casa Civil, João Bosco Dias, está representando o Espírito Santo, em Brasília, onde acontece o lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Novo Viver Sem Limite”.

João Bosco viajou nesta quinta-feira (23) e permanece na capital federal até amanhã (24). O representante do governo capixaba, estará no Palácio do Planalto, a partir das 16h, quando começa o evento.

“Estou indo pela Secretaria da Casa Civil representando o governo do Espírito Santo e as secretarias que têm projetos afins com as áreas de PCDs. Hoje é o relançamento desse programa que foi lançado em 2014 mas não teve continuidade. Teremos a apresentação do Novo Sem Limite e a nossa ida representando o governo é no sentido de estar presente e de fazer os contatos pessoalmente com os ministérios que vão ofertar os projetos do programa”, explica.

Segundo João Bosco, no Espírito Santo existem 400 mil pessoas com deficiência e no Brasil são 18,5 milhões, de acordo com o censo de 2022.

“Nossa expectativa com o Novo Sem Limites é que tenha projetos que possam ser acessados pelos estados e municipios e que cheguem na ponta para os ususarios porque as pessoas com deficiencia geralmente são as mais pobres. O governo tem um olhar especial para elas que precisam de muita coisa para ter uma vida digna”, afirmou Dom Bosco.

No estado capixaba, há dois meses, um grupo coordena o diálogo sobre o tema. “Na secretaria da Casa Civil foi criado um grupo de trabalho para viabilizar o diálogo transversal com as outras secretarias de estado.”

O Novo Sem Limite é um programa desenvolvido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em prol da dignidade e da promoção dos direitos das pessoas com deficiência, com participação de outros 27 ministérios. O plano possui quatro eixos e cerca de 100 ações.

No evento, que será transmitido ao vivo pelo CanalGov, serão assinados dois decretos: um que institui o Novo Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e outro que institui a Câmara Interministerial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, responsável pela gestão do Plano.

Eixos

Pelos próximos anos, bilhões de reais serão investidos nos projetos e ações que foram desenvolvidos a partir dos seguintes eixos: gestão e participação social; enfrentamento ao capacitismo e à violência; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção do direito à educação, à assistência social, à saúde e aos demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

As principais entregas serão anunciadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; e diversas outras autoridades do Poder Executivo, Legislativo e sociedade civil.

 

bombeiros-resgate-rio-grande-do-sul-03-05-2024

Bombeiros capixabas partem para o Rio Grande do Sul auxiliar no resgate às vítimas das chuvas

droga-caparao-03-05-2024

Seis presos e droga apreendida em operação da PM no Caparaó

elevador-camara-03-05-2024

Câmara inaugura novo elevador e demais obras de acessibilidade e segurança

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Leia mais