O governador Renato Casagrande disse nesta quinta-feira (6), durante videoconferência com a imprensa, que há uma expectativa de retomar as aulas presenciais a partir de setembro. Entretanto, ele disse que ainda não é possível bater o martelo quanto ao prazo porque em algumas regiões, a taxa de transmissão está acima de 1, além da letalidade ainda ser alta.
“Temos muita vontade de voltar com as aulas presenciais, mas ainda estamos em dúvida. Temos algumas regiões do Estado, como o Litoral Sul por exemplo, em que temos uma transmissão acima de 1. Não é só o índice de transmissão que estamos atentos. Ainda temos uma letalidade alta, ainda temos número de pessoas que perdem a vida muito alto. Ainda estamos no dia 6, precisamos avançar um pouco mais para tomar medidas. Estamos na expectativa de que em setembro a gente possa voltar, mas ainda não posso bater o martelo”, disse o governador.
De acordo com Casagrande, um protocolo foi preparado para que as instituições de ensino possam funcionar com segurança.
“O protocolo está pronto, mas não foi anunciado ainda. Temos uma dúvida com relação à educação infantil. O protocolo está avaliando com os técnicos como tratar a educação infantil, que nível de interação pode haver nas instituições. Tem um grupo de trabalho concluindo as ações. Nos próximos dias, no meio do mês, com certeza esse protocolo será divulgado para debatermos com a sociedade e com as escolas”, disse Casagrande.
O governador falou ainda sobre outros assuntos, como isolamento social, velocidade de contágio do novo coronavírus e até sobre a volta do futebol.
O que disse Casagrande
Contágio
“Estamos para o quinto mês de pandemia. Nosso topo aconteceu entre o dia 10 e 20 de junho. Foi quando chegamos ao ápice. De julho para cá começamos em um processo de queda, reduzimos o crescimento da velocidade do contágio. Algumas regiões conseguimos estabilizar, outras começamos a decrescer, mas outras ainda têm o contágio crescendo. Tomamos medidas de lá para cá dentro de uma matriz de risco e agora vamos aperfeiçoar.”
Velocidade de transmissão
“Nós estamos em queda. Vamos continuar identificando muitos casos de pessoas com coronavírus no Estado até chegarmos ao número total. Os municípios estão testando mais, nós estamos crescendo o número de pessoas identificadas com a Covid-19. É importante a gente avaliar que a velocidade de transmissão está caindo, e avaliar o número de óbitos, que também está caindo. Isso é uma vitória de uma batalha, temos muito pela frente ainda.”
Isolamento social
“Não dá mais para a gente trabalhar o isolamento como única medida. Vamos continuar pedindo por ele, mas pedimos que se preocupem com coisas importantíssimas: quem puder ficar isolado, fique. Mas especialmente pedidos distanciamento social. É fundamental. Pedimos o uso de máscara, protocolos de higiene.”
Futebol capixaba
“Os times que estão na série D voltam agora. Em setembro voltam os campeonatos estaduais.”