qui 12/setembro/2024 21:31
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Hélio Filho/Secom

Expedição com o governador inaugura trilha ao Pico do Forno Grande

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

Uma expedição com participação do governador Renato Casagrande marcou a reabertura, neste sábado (27), da trilha de acesso ao Pico de Forno Grande, em Castelo, o segundo ponto mais alto do estado com 2.053 metros de altitude.

Foto: Hélio Filho/Secom

A trilha esteve fechada por quase 20 anos devido aos impactos gerados pela visitação descontrolada e degradação ambiental. A expedição contou presença da primeira expedição genuinamente capixaba rumo ao Monte Everest.

O grupo começou a escalada às 2h16 partindo da sede do Parque Estadual do Forno Grande. O governador fez parte do primeiro grupo que chegou ao topo da montanha às 5h35, depois de pouco mais de três horas de trilha.

Do alto do Pico do Forno Grande, Casagrande foi o primeiro a assinar o livro do Pico, que deverá registrar nomes e mensagens dos aventureiros que conseguirem superar o desafio.

Foto: Hélio Filho/Secom

A trilha tem 3,5 quilômetros de extensão, por trechos em que é preciso ter experiência em escaladas e dispor de equipamentos, como cordas e boudriers.

Foi a quarta vez que Casagrande alcançou o topo da montanha: “Já tinha subido aqui outras três vezes na minha juventude e agora pela primeira vez subi como governador. A trilha até o cume ficou fechada por conta da degradação humana. As pessoas iam acampar no topo e acabam desmatando”, disse.

Dos 36 integrantes da expedição, somente uma pessoa não conseguiu chegar ao topo em função de câimbras.

Foto: Alessandro de Paula

Os demais grupos foram chegando ao longo da manhã, sendo que alguns aventureiros chegaram quase duas horas após o governador.

Na descida, Casagrande também esteve no primeiro grupo que ditou o ritmo e concluiu o percurso em pouco mais de duas horas e trinta minutos, incluindo paradas para o registro de vídeos e fotografias da vista do local.

Do local é possível ver a Pedra Azul, o Pico da Bandeira, além dos municípios de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. “Durante a trilha é possível tirar lindas fotos. É muito lindo ver como o Parque está lindo e conservado”, comentou o governador.

“Sou um apaixonado pelas montanhas capixabas. No caso do Forno Grande, fiquei surpreso. A trilha tem vegetação conservada e é bastante técnica, mais difícil do que imaginávamos”, disse Juarez Gustavo Soares, o primeiro capixaba a alcançar o cume do Everest.

 

Foto: Alessandro de Paula

Da expedição capixaba rumo ao Everest, estiveram presentes Giuliano Martins, Cesar Saade e Juarez Gustavo Soares, que foi o primeiro capixaba a alcançar o cume da montanha mais alta do planeta

 

Foto: Alessandro de Paula

Ao lado do governador Renato Casagrande, o jornalista Alessandro de Paula, repórter de A Tribuna e editor do jornal Dia a Dia ES, também completou a trilha

 

Foto: Alessandro de Paula

Voluntários da Associação Capixaba de Escalada (ACE) deram suporte à expedição, com a colaboração de homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar

 

 

 

Trilha já está liberada, mas é preciso cautela

 

Foto: Alessandro de Paula

Para o público em geral, o acesso à trilha deve ser agendado a partir do dia 29 de julho pelo e-mail [email protected].

Agora haverá visitações controladas, com limitação de visitantes durante o dia, uma vez que é necessário o acompanhamento de uma pessoa com experiência em escalada, além de todos os equipamentos de segurança.

Para o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, a inauguração da trilha do Forno Grande irá proporcionar uma maior integração com a comunidade. “Será possível aproveitar as belezas naturais e potencializar o turismo de aventura da região”, avaliou.

Durante o trajeto, é possível apreciar paisagens como a Pedra Azul, o Pico da Bandeira (com binóculo), o Frade e a Freira, Itabira e a Pedra do Garrafão, além do litoral (com binóculo).

A reabertura da trilha foi viabilizada por meio de parceria entre a Associação Capixaba de Escalada (ACE) e o Iema. Para liberar a trilha, ao longo de três anos escaladores voluntários e funcionários do parque retiraram vários vergalhões instalados ao longo do caminho.

“Os vergalhões facilitavam o acesso, mas não eram seguros. Substituímos com ancoragens modernas, testadas e utilizadas em todo o mundo”, destacou o Sandro Souza, um dos conselheiros da A ação é uma parceria do Iema com a Associação Capixaba de Escalada (ACE).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matriz Santo Antônio de Padua-Iconha-12-09-2024

Golpistas usam perfil falso de pároco para aplicar golpe em fiéis de Iconha

Catedral Sao Pedro

Conheça a prece católica para pedir chuva

banda-de-rock-11-09-2024

Bailão Sertanejo vira palco de rock com 12 bandas em Cachoeiro

incendio-domingos-martins-11-09-2024

Polícia Militar Ambiental prende suspeito de provocar incêndio na Região Serrana

acidente-br-101-rio-novo-11-09-2024b

Homem e mulher que seguiam de moto morrem em colisão com carro na BR 101 em Rio Novo

Unidade Industrial Suzano em Aracruz-ES_14-02b

Suzano abre inscrições para estágio superior. Há vagas no Espírito Santo

caminhada-miguel-a-miguel-11-09-2024 (2)

Inscrições abertas para a 4ª Caminhada de Miguel a Miguel: Fé, natureza e sustentabilidade

furto-11-09-2024 (1)

Homem pede leite e furta celular em loja no Centro de Cachoeiro

Leia mais
plugins premium WordPress