Doadores de sangue podem salvar vidas. E é justamente lutando para socorrer o paciente Nei Coelho Rocha que familiares e amigos estão em busca de doadores.
No início da noite deste sábado, grupos de pessoas começaram a se organizar em uma rede de solidariedade. Ou seja, se você mora em Cachoeiro ou Castelo e pode doar, mas precisa de ajuda para o transporte, é só entrar em contato com Picalio, pelo número (28) 28 99278-7908.
SOS doadores
E você pode começar a semana fazendo a diferença na vida dele e de outras pessoas. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, a doação de sangue não é de um para um. Ou seja, cada doador não auxilia apenas um paciente. Na verdade, cada bolsa de sangue doada, pode salvar até quatro vidas.
As doações para o Nei devem ser feitas na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, que fica na Rua Dr. Raulino de Oliveira, 67, no Centro. O horário é de segunda à sexta, das 7h às 16 horas; e no sábado, das 7h às 11 horas.
Mas atenção, honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.
Doações
O período do ano em que as pessoas mais doam é a primavera. Porém, nas outras três estações do ano as pessoas diminuem suas idas ao banco de sangue.
No inverno, a ocorrência de gripes e resfriados acaba afastando os doadores. Já no verão, o calor desanima as pessoas a saírem para doar. E ainda há um número considerável de casos de pessoas que bebem demais ou exageram no sol e se desidratam.
Quem pode ser doador
Para doar sangue é preciso estar atento a alguns requisitos básicos:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. E menores de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, antes da doação.
- Estar alimentado – é aconselhável evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Intervalo para doações
Os homens precisam aguardar 60 dias entre uma doação e outra. Portanto, o máximo de 04 doações nos últimos 12 meses. Já as mulheres, devem manter 90 dias de intervalo entre as doações. Assim, conseguem doar no máximo 03 vezes por ano.