Um total de 300 produtores rurais de Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Muqui estão recebendo biodigestores para ajudar a despoluir córregos, rios e lagoas.
O programa, uma parceria entre a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), órgão ligado ao governo estadual e as prefeituras, foi apresentado na Exposul Rural.
Durante o evento, duas famílias receberam os equipamentos, que serão instalados posteriormente em suas propriedades.
“O esgoto, ao invés de poluir o rio, vão passar pelos biodigestores, que foram entregues gratuitamente. A água vai chegar mais limpa”, destacou o diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert.
Os biodigestores são sistemas autossustentáveis de tratamento de esgoto domiciliar rural. Tem capacidade para coletar e tratar até 500 litros de esgoto doméstico por dia, evitando que os dejetos cheguem aos mananciais.
Algumas comunidades rurais de Vargem Alta já receberam os biodigestores.
Em Cachoeiro, as primeiras comunidades beneficiadas são Mangueira e Banca de Areia, no distrito de Pacotuba, que vão receber, cada uma, 50 unidades.
Outros 200 biodigestores serão entregues nas localidades de Bom Destino, Capoeirão, Andorinha e Capoeirinha, também em Pacotuba.
Fabio Ahnert destacou que os proprietários estão sendo incentivados e preparados a construir barraginhas e caixas secas para reter água da chuva e fazer com que a água infiltre no solo, evitando erosões e assoreamento dos rios.
“A agricultura e meio ambiente andam de mãos dadas. A agricultura é o principal aliado do meio ambiente”, destacou o diretor presidente da Agerh.