Oito editais lançados na manhã desta sexta-feira (17) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) vão injetar R$ 19,5 milhões em ações na área da ciência. A abertura dos editais foi oficializada no Palácio Anchieta.
Entre as novidades, está a primeira chamada pública no Brasil de apoio a programas de pós graduação com o objetivo de elevar o padrão da pesquisa capixaba.
Também foram lançadas as chamadas públicas para o Nossa Bolsa em nível de mestrado, apoio a núcleos de inovação, formação de uma rede capixaba de biotérios, além do suporte a pesquisas com os editais Universal, Bolsa de Produtividade Capixaba e Taxa de Pesquisa.
O governador Paulo Hartung adiantou que irá anunciar outros dois conjuntos de chamadas públicas.
A expectativa do governo é financiar com os editais lançados nesta sexta mais de 300 bolsas de custeio, capital e serviços de terceiros. Com isso, a meta é melhorar a infraestrutura de pesquisa, principalmente com novos equipamentos, reagentes e materiais para laboratórios.
O governo informou ainda que pela primeira vez vai apoiar pesquisas voltadas a formular políticas públicas focadas na inovação para gestão pública e competitividade das empresas capixabas.
Os projetos deverão abordar temas como inteligência artificial, big data e Internet das Coisas para aplicação nas áreas de segurança, educação e saúde pública, e o desenvolvimento da indústria do Espírito Santo em diversos setores.
“Um dos objetivos dos editais da Fapes é possibilitar o diálogo entre a academia e os setores público e produtivo para atender à demanda de cooperação entre as universidades, as empresas e os governos”, afirmou o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon.
Estiveram presentes no lançamento dos editais o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Vila Velha, Tadeu Uggere de Andrade, e o diretor de Pesquisa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Pedro Leite Barbieri.
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoNossa Bolsa para mestrado
Uma das novidades é o programa Nossa Bolsa para mestrado. A Fapes lançou edital para 45 bolsas destinadas a incentivar aqueles que já concluíram a graduação e querem continuar estudando.
No primeiro ciclo, serão concedidas 15 bolsas para os que já estão matriculados em programas de pós-graduação, e as outras serão distribuídas até o próximo ano. Os recursos para o edital são de R$ 1,08 milhão.
Rede de biotérios
Outra iniciativa é o edital para formar e manter uma rede de pesquisa interligando os biotérios, que são locais onde se criam animais roedores (ratos e camundongos) e lagomorfos (coelhos e lebres) para experiências científicas.
Os recursos vão garantir a modernização e a manutenção dos biotérios para atingir níveis internacionais de estruturação, organização e funcionamento.
Confira Aqui mais informações sobre os editais