A Fazenda da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está entrando em uma nova fase de produção. Além de plantar frutas, verduras e hortaliças, o local agora também está investindo em avicultura.
As primeiras galinhas para iniciar a produção de ovos caipiras chegaram na fazenda esta semana. As aves foram doadas pela Cofril e Uniaves. Ao todo, são 300 galinhas poedeiras e a previsão é de quem em 15 dias já estejam colocando os primeiros ovos.
Tudo que for produzido vai virar alimento para os pacientes e funcionários, tanto da Santa Casa Cachoeiro, como na filial Castelo e também para o Lar dos Idosos.
Além das galinhas, a Fazenda da Santa Casa também trabalha com criação de gado. Ao todo, são 50 animais, a maioria deles doados por produtores rurais, que são tratados e cuidados para servir de alimentos.
Estrutura
A Fazenda Agroecológica da Santa Casa, localizada no Monte Líbano, visa reduzir custos com a alimentação do hospital e também garantir comida mais saudável para pacientes e funcionários.
Além disso, o projeto tem como objetivo a ressocialização de detentas com acompanhamento psicopedagógico, jurídico, assistencial, espiritual e formação em diversificação agrícola.
Entre os alimentos produzidos estão chuchu, pimentão, pepino, abóbora, couve, temperos verdes, repolho, chicória, mandioca, alface, cenoura e tomate cereja. Todo o cultivo é agroecológico e sustentável.