dom 20/julho/2025 16:41
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ferraço teme alagamentos devido atraso nas obras de macrodrenagem

O atraso nas obras de macrodrenagem, causado principalmente por uma grande quantidade de rocha no subsolo na região do Guandu, está preocupando a equipe de transição.

O prefeito eleito Theodorico Ferraço demonstrou preocupação devido à proximidade do período de chuvas, que podem causar alagamentos, já que a rede ainda não está totalmente interligada.

Ferraço conversou sobre o assunto com o prefeito Victor Coelho que colocou uma equipe à disposição do grupo de transição do futuro governo. Rodrigo Boleli, secretário de Obras, visitou trechos de obras com o engenheiro José Santiago, que faz parte da equipe de transição.

“A situação é preocupante, especialmente com a chegada da temporada de chuvas. Precisamos garantir que as obras avancem sem mais atrasos para evitar transtornos à população. A interligação das redes de drenagem, principalmente na área do Guandu, é uma prioridade”, afirmou Ferraço.

Intervenção no Nova Brasília

Em Nova Brasília, nas proximidades da Praça do Rotary, a equipe de Obras informou que, entre a praça e o Supermercado Molina, será necessário abrir a Avenida Etelvina Vivácqua para a implantação de uma caixa de amortecimento da água.

De acordo com o secretário Bolelli, essa estrutura tem como objetivo reter a água das chuvas vindas do bairro São Francisco de Assis, evitando que a avenida seja alagada.

Contudo, a obra no local só será iniciada após a conclusão das intervenções no Centro. O prazo de execução ainda não foi definido, mas a estimativa é que dure cerca de dois meses, com interdição da via na altura da Praça do Rotary.

A solução para minimizar os transtornos seria o início imediato da segunda fase das obras de macrodrenagem, que vai da Linha Vermelha, no bairro Zumbi, até o bairro São Francisco de Assis, logo após a finalização da primeira etapa.

O secretário de Obras afirmou que a segunda etapa está orçada em R$ 65 milhões e que o governador Renato Casagrande (PSB) teria se comprometido a liberar o recurso após a conclusão da primeira fase.

“No projeto inicial, a caixa de amortecimento não estava prevista, mas decidimos incluí-la por precaução. Se a segunda fase começar logo, a rede do São Francisco poderá ser interligada na Linha Vermelha, o que eliminará a necessidade de intervenção na Etelvina Vivácqua”, explicou Bolelli.

Muro na Linha Vermelha

Outro ponto visitado pela equipe de transição foi a Linha Vermelha, onde ainda falta a conclusão de um muro na divisa com o terreno do Hortifruti. O muro não foi finalizado devido ao atraso na troca da rede de energia pela EDP, que tem dificultado o avanço da obra.

O trecho de aproximadamente 30 metros necessita da implantação de um ramal de manilhas de 3 metros de largura por 3 metros de altura, parte da rede de drenagem composta por manilhas de 6 metros de largura por 3 metros de altura.

Embora a obra esteja paralisada, a expectativa é que ela seja retomada em breve, assim que a EDP concluir a remoção dos postes e a troca da fiação.

Pedras no Guandu

A principal preocupação de Ferraço está com o risco de alagamentos no bairro Guandu, onde a rede de drenagem ainda não foi interligada devido à presença de pedras no subsolo. Durante a visita ao local, constatou-se que não havia movimentação de trabalhadores para a remoção das rochas.

De acordo com o representante da R&R Engenharia, pelo menos oito empresas estiveram no local para fazer orçamentos, mas muitas desistiram por se tratar de um trabalho pequeno.

No entanto, uma empreiteira já foi contratada e está providenciando o deslocamento dos equipamentos para iniciar a remoção das pedras. Tanto o empreiteiro quanto o secretário de Obras garantiram que as interligações na região serão concluídas até o dia 31 de dezembro deste ano, restando apenas o calçamento para liberar a via após essa data.

Risco de inundações

Atualmente, a rede de drenagem do bairro Guandu é responsável por escoar as águas das chuvas dos bairros Zumbi e Recanto. Em fevereiro deste ano, após uma forte chuva, o bairro Guandu foi inundado, e um piscinão se formou na Linha Vermelha, alagando comércios na área.

Em resposta a esse evento, duas redes menores, conhecidas como ladrão, foram instaladas para desviar a água das chuvas para o Rio Itapemirim pelas ruas César Misse e Pedro Dias.

De acordo com o secretário de Obras, chuvas de intensidade semelhante à de fevereiro não causariam alagamentos na região, mas em casos de volumes maiores de precipitação, ainda há risco de transtornos, especialmente para os comerciantes locais.

Previsão de conclusão das obras

Após a reunião entre a equipe de transição de Ferraço, representantes da Prefeitura e da empresa responsável pelas obras, ficou claro que a conclusão das obras de macrodrenagem só deverá ocorrer no próximo ano, mas sem uma data prevista, já que podem ocorrer contratempos relacionados às condições climáticas.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

festival-inverno-domingos-martins-14-bis-2025-

Festival de Inverno de Domingos Martins chega ao fim com show da Banda 14 Bis

frio-montanhas-capixabas

Fim de semana com mudanças no tempo e queda de temperatura

apreensao-drogas-guacui-cadela-alga-18-07-2025

Com ajuda da cadela Alga, PM encontra 106 pedras de crack em Guaçuí

monumento-natural-do-itabira

Prefeitura de Cachoeiro capacita conselhos ambientais

apreensao-drogas-simulacro-arma-alegre-18-07-2025

PM prende dois homens em Alegre: um por mandado, outro por tráfico

parque=natural-do-itabira

Prefeitura quer centro turístico próximo ao Monumento do Itabira

eca-crianca-microfone-na-mao

Projeto pretende preparar crianças para defenderem seus direitos

padaria-comunitaria-cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro reabre padaria comunitária com apoio do Rotary

Leia mais
plugins premium WordPress