A centenária Ferrovia Leopoldina, responsável por impulsionar o crescimento de várias cidades no passado, pode estar prestes a sair do abandono e ganhar uma nova vida como atração turística e cultural.
É que o Governo do Estado avançou nas negociações para retomar a concessão da ferrovia com planos ambiciosos para revitalizar os 257 quilômetros de trilhos que hoje se encontram deteriorados e tomados pelo mato.
Desativada há cerca de oito anos, a ferrovia aos poucos vai se deteriorando. Em alguns pontos, proprietários rurais já colocaram cercas e há denúncias de trilhos sendo roubados e vendidos em ferro-velho.
Na última reunião, ocorrida na sexta-feira (23), na Secretaria do Turismo (Setur), participaram o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos; o secretário de Cultura e Turismo de Viana, Leandro Tedesco; e o representante da VLI, Fernando Kunsch, empresa responsável pela administração da ferrovia.
No encontro, foi destacado o compromisso do Governo do Estado com a revitalização e a reutilização dessa infraestrutura histórica, que conecta 11 municípios capixabas. A meta da Setur é transformar a linha férrea num dos maiores atrativos turísticos do Estado.
Philipe Lemos destacou a relevância dessa iniciativa para a preservação da história e o desenvolvimento das cidades envolvidas.
“Queremos que cada município se sinta parte desse processo e que juntos possamos transformar trechos da ferrovia em um dos maiores atrativos turísticos do Brasil”, afirmou Lemos.
A meta da Setur é transformar trechos desativados em espaços multifuncionais para turismo, cultura e lazer, beneficiando diretamente Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.
Entre as propostas apresentadas, destacam-se a criação de ciclovias e trilhas para caminhadas ao longo da ferrovia; a conversão de vagões em bistrôs temáticos que promoverão a culinária local; a transformação de estações em museus e centros culturais, além da instalação de mirantes e parques lineares.
Respostas de 2
Tem que pôr VLT integrando a Região Serrana à Grande Vitória e ao Sistema Transcol, no Terminal de Campo Grande e ponto final na restaurada Estação Leopoldina, em Vila Velha.
VLT para transporte de passageiros diariamente e algum trem turístico aos fins de semana.
A concessionária deveria ser obrigada a devolver a ferrovia funcional, como estava quando assumiu a linha.
Uma sugestão seria possível o governo e a Vale aproveitando a ferrovia e transformando em uma pista de ciclismo, seria uma maneira de promover passeios ciclísticos, caminhadas e todos ecológicos, afinal quando fiz o passeio de trem de Cachoeiro a vargem alta a paisagem e muito bonita. Espero que não deixe perder isso que seria muito valido para o turismo.