qui 21/novembro/2024 10:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Viaduto em Cobiça, em Cachoeiro, trecho da Ferrovia. Foto: Paulo Thiengo

Ferrovia abandonada poderá se tornar atrativo turístico, com ciclovias, trilhas e museus

redacao
Redação Dia a Dia

A centenária Ferrovia Leopoldina, responsável por impulsionar o crescimento de várias cidades no passado, pode estar prestes a sair do abandono e ganhar uma nova vida como atração turística e cultural.

É que o Governo do Estado avançou nas negociações para retomar a concessão da ferrovia com planos ambiciosos para revitalizar os 257 quilômetros de trilhos que hoje se encontram deteriorados e tomados pelo mato.

Desativada há cerca de oito anos, a ferrovia aos poucos vai se deteriorando. Em alguns pontos, proprietários rurais já colocaram cercas e há denúncias de trilhos sendo roubados e vendidos em ferro-velho.

Na última reunião, ocorrida na sexta-feira (23), na Secretaria do Turismo (Setur), participaram o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos; o secretário de Cultura e Turismo de Viana, Leandro Tedesco; e o representante da VLI, Fernando Kunsch, empresa responsável pela administração da ferrovia.

Foto: Tadeu Bianconi

No encontro, foi destacado o compromisso do Governo do Estado com a revitalização e a reutilização dessa infraestrutura histórica, que conecta 11 municípios capixabas. A meta da Setur é transformar a linha férrea num dos maiores atrativos turísticos do Estado.

Philipe Lemos destacou a relevância dessa iniciativa para a preservação da história e o desenvolvimento das cidades envolvidas.

“Queremos que cada município se sinta parte desse processo e que juntos possamos transformar trechos da ferrovia em um dos maiores atrativos turísticos do Brasil”, afirmou Lemos.

A meta da Setur é transformar trechos desativados em espaços multifuncionais para turismo, cultura e lazer, beneficiando diretamente Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. 

Entre as propostas apresentadas, destacam-se a criação de ciclovias e trilhas para caminhadas ao longo da ferrovia; a conversão de vagões em bistrôs temáticos que promoverão a culinária local; a transformação de estações em museus e centros culturais, além da instalação de mirantes e parques lineares. 

Respostas de 2

  1. Tem que pôr VLT integrando a Região Serrana à Grande Vitória e ao Sistema Transcol, no Terminal de Campo Grande e ponto final na restaurada Estação Leopoldina, em Vila Velha.
    VLT para transporte de passageiros diariamente e algum trem turístico aos fins de semana.
    A concessionária deveria ser obrigada a devolver a ferrovia funcional, como estava quando assumiu a linha.

  2. Uma sugestão seria possível o governo e a Vale aproveitando a ferrovia e transformando em uma pista de ciclismo, seria uma maneira de promover passeios ciclísticos, caminhadas e todos ecológicos, afinal quando fiz o passeio de trem de Cachoeiro a vargem alta a paisagem e muito bonita. Espero que não deixe perder isso que seria muito valido para o turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cafe-conilon-20-11-2024

Café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba

henrique-priscila-advogados-OAB-19-11-2024

A 3 dias das eleições na OAB, Henrique e Priscilla intensificam agenda com advogados

ciclista Duramir

Filho e nora de ciclista assassinado em Cachoeiro vão a júri popular

fotos - sesc-cachoeiro-18-11-2024

Sesc abre processo seletivo em Cachoeiro para professores com salário de R$ 3,4 mil

PM

Homem é preso após morder rosto da mulher e da filha em Muqui

pedal-solidario-18-11-2024f

Ciclistas do bem – Pedal solidário arrecada brinquedos para 400 crianças neste Natal

PM-divisa-operacao-cosud

PM se une à Polícia do Rio de Janeiro e participa de operação integrada na divisa

fotos (1100 x 850 px) - auto-da-compadecida

O Auto da Compadecida – parte 2

Leia mais
plugins premium WordPress