A Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes realiza a partir desta quinta-feira, 7 de março, a 114ª Festa das Canoas.
Durante todo o fim de semana há uma programação festiva, mas o ponto alto é a missa seguida da Procissão Marítima na Praia Central, que reúne milhares de fiéis.
A tradição começou quando em 1910 um grupo de pescadores de Marataízes passava por um momento difícil, uma época de fracasso nas pescas.
Foi então que eles fizeram uma promessa para o Divino Espírito Santo, de que se a pesca voltasse a ser farta, fariam uma festa em sua homenagem todo segundo domingo de março. A prece foi atendida e a festa já existe há mais de 100 anos, reunindo cada vez mais fiéis.
Segundo a comissão da festa, neste ano 10 embarcações participarão da Procissão, saindo da Praia Central, até a Praia de Lagoa Funda e retornando até a Praia da Areia Preta.
O barco “Rodrigues M” do jovem pescador Orlando Fernandes da silva, o Nando, estará mais uma vez na procissão. “É uma honra fazer parte desse momento tão emocionante e importante para a classe pesqueira. Tenho muito orgulho de ser filho de pescador e há mais de 20 anos estou na profissão. Meu pai sempre participou dessa festa e vou ensinar aos meus filhos a respeitar e a manter a tradição viva em nosso município.” Diz Nando.
A Santa Missa com benção e procissão marítima acontece no domingo, 10, partir das 9 horas. Além da parte religiosa, a 114ª Festa das Canoas contará com uma programação cultural.
Confira abaixo a programação:
Quinta (7)
18h – Abertura / Terço
19h – Celebração da Palavra
20h – Banda Guardiões do Corso
Sexta (8)
18h30 – Terço
19h – Celebração da Palavra
20h – Show Banda Vixland
Sábado (9)
15h – Apresentação cultural
18h30 – Adoração
19h – Celebração da Palavra
20h – Apresentação cultural
Domingo (10)
8h – Terço
9h – Santa Missa
10h30 – Benção / Procissão Marítima
20h – Show com Ministério nos Braços da Mãe