sex 11/julho/2025 12:58
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Festa de Corpus Christi: Irmã Vicência será eternizada em estátua

A figura da Irmã Vicência, símbolo de fé, caridade e simplicidade, será eternizada em forma de escultura, graças ao olhar sensível do jovem artista Thainan Vettorazzi Bernabé, de 29 anos.

Em meio às tradições que emocionam a cidade de Castelo durante os festejos de Corpus Christi, uma homenagem especial promete tocar ainda mais fundo o coração de moradores e visitantes este ano. 

A figura da Irmã Vicência, símbolo de fé, caridade e simplicidade, será eternizada em forma de escultura, graças ao olhar sensível do jovem artista Thainan Vettorazzi Bernabé, de 29 anos.

A ideia partiu durante reunião no Instituto Cultural Irmã Vicência (ICIV), onde o jovem faz parte da diretoria, e ganhou vida com apoio da Lei Paulo Gustavo. O projeto foi abraçado com carinho por Thainan, que mesmo não tendo conhecido a religiosa pessoalmente, mergulhou em memórias dos que conviveram de perto com ela e em duas únicas fotos disponíveis, sobreviventes às enchentes que apagaram tantos registros da cidade.

“Ouvir quem conviveu com ela foi essencial”, diz o artista, que levou cerca de três meses para concluir a obra. A escultura, feita em argamassa de cimento com olhos de vidro e base de madeira, foi pensada para lembrar uma imagem sacra, como aquelas vistas nos altares, uma reverência à vida dedicada de Irmã Vicência à igreja.

A estátua traz mais que traços e formas: ela carrega o desejo de manter viva a história de quem plantou, com fé a semente de uma das que se tornaria uma das 10 maiores festas religiosas do país e a maior do Espírito Santo. “Ela deu o primeiro passo para tudo isso sem saber. A obra é uma forma de agradecer”, reflete Thainan.

Mesmo sendo sua primeira escultura de uma pessoa real, o artista se mostrou profundamente tocado pela experiência. “Gratidão” é a palavra que escolheu para resumir essa jornada. 

Mas talvez o momento mais comovente tenha sido ver os olhos emocionados de quem conheceu Irmã Vicência — rostos marcados pelo tempo, agora revivendo lembranças que pareciam esquecidas. Por enquanto, a obra foi vista por poucas pessoas e está muito bem guardada, para surpreender a todos na festa.

“Mais que uma imagem, a estátua será um ponto de encontro entre o passado e o presente, entre fé e arte, entre memória e celebração”, conclui Luciano Travaglia, presidente do ICIV.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
floresta

Tecnologia ajuda ES a combater desmatamento com mais rapidez

mega-sena3

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 38 milhões

apreensao-armas-castelo-10-07-25-

Três armas são apreendidas em residência na zona rural de Castelo

acidente-fatal-animal-pista-jeronimo-monteiro-09-07-25

Vaca na pista provoca acidente e morte de motociclista em Jerônimo Monteiro

guarda-municipal-recuperacao-veiculo-roubado-09-07-2025-

Homem é preso com carro roubado após alerta do cerco eletrônico em Cachoeiro

reuniao-cesan-prefeitura-distrito-industrial-pacotuba-

Diretores da Cesan conhecem projeto da Cidade Industrial de Pacotuba

reuniao-sesp-orgaos-ambientais-09-07-2025-

Órgãos se unem para proteger o litoral capixaba de crimes ambientais

nova-empresa-limpeza-urbana-cta-

Cachoeiro tem nova empresa de limpeza urbana

Leia mais
plugins premium WordPress