ter 23/abril/2024 17:40
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Edição do Cine.ema em 2018

Festival de Cinema exalta a voz da natureza em Cachoeiro de Itapemirim

redacao
Redação Dia a Dia

A floresta tem uma voz, uma falange, às vezes grita, às vezes fala, às vezes faz silêncio. A noite encanta, é pirilampo, sapo, vento, água, coruja, grilo, uma orquestra inteira que respira e inspira canção.

A edição 2019 do Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, patrocinado pela BRK Ambiental, traz como temática a voz e os sons da natureza.

O evento será realizado nos dias 13 e 14 de setembro em Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim.

“A Floresta que fala”, que ilustra a identidade visual do festival, também será abordado com oficinas que aguçam a memória do lugar e os sons da natureza, propondo experiências poéticas da paisagem sonora ambiental de Burarama, envolvendo prioritariamente crianças.

A natureza é a gênese de todos os sons.

Num mundo que produz tanto barulho e ruído, onde a poluição sonora é um dos maiores problemas ambientais, o Cine.Ema convida para uma imersão nos sons da natureza através de oficinas, shows e mostras de cinema.

Os sons dos pássaros, das águas e das matas inspiram uma verdadeira orquestra na floresta.

Os seres humanos fazem parte desta sinfonia e podem dar voz ao lugar. E qual o som do seu lugar? Que sonoridade estamos construindo no nosso meio? Qual o som da natureza e qual a natureza do som? Essas são perguntas que a programação do Cine.Ema levará os participantes a refletir.

Segundo Bruno Ravaglia, diretor da BRK Ambiental, empresa que tradicionalmente patrocina o evento, o Cine.Ema desperta o senso de pertencimento e a cooperação das comunidades junto ao meio ambiente, tendo, por isso, a admiração e a parceria da concessionária.

O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania, com o apoio da TV Gazeta Sul e patrocínio da BRK Ambiental, do Banestes e do Grupo Águia Branca.

 

Sobre o Cine.Ema

O Cine.Ema é um projeto cultural nacional e multiplataforma de educação ambiental cujo objetivo é gerar consciência por meio do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais que reflitam sobre memória, paisagens, realidades e desafios do meio ambiente de forma sensível e criativa.

Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural de Burarama e no significado universal da Ema, mãe natureza, a Mostra Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo foi realizada pela primeira vez em 2015.

O projeto promove atividades formativas para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros, além de seminários ambientais reflexivos e temáticos que envolvem os desafios sustentáveis do nosso tempo.

O Cine.Ema integra a rede de realizadores de festivais ambientais do Brasil e é o único festival de cinema anual com este recorte temático realizado no Espírito Santo.

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

medico-frente-santa-casa-22-04-2024

Santa Casa de Cachoeiro: troca de equipe de ortopedistas gera polêmica

Leia mais