seg 16/maio/2022 11:26

Filhote de capivara está em reabilitação no Iema após ser resgatado

Filhote de capivara está em reabilitação no Iema após ser resgatado
Redação Dia a Dia

Um filhote de capivara resgatado sozinho em uma estrada no interior do Estado está sob os cuidados do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A capivarinha, que é uma fêmea, tem cerca de uma semana de vida e ficará em reabilitação até crescer e ter condições de voltar para a natureza.

“Fizemos a avaliação e ela está saudável, mamando e comendo capim aos poucos. Porém, está um pouco ‘imprintada’, que é basicamente quando um animal reconhece um ser humano como algo bom ou do mesmo grupo social. Ele não tem medo, não foge, vem ao encontro. O que é ruim para um animal silvestre, porque ele deve ter medo de humanos, para o próprio bem”, explica Thassiane Targino, médica-veterinária do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), instituição que operacionaliza o Cetras do Iema.

Se o animal não tiver condições de voltar para a natureza, será encaminhado para instituições parceiras, como zoológicos e mantenedouros. Enquanto isso, a capivarinha segue no Cetras, recebendo todos os cuidados para crescer saudável e espalhando fofura.

“Caso encontre um animal silvestre perdido ou machucado, o ideal é entrar em contato com órgãos ambientais para fazer o recolhimento. Em caso de dúvidas, pode entrar em contato com a Coordenação de Fauna do Iema pelo telefone (27) 3636-2574”, explica a servidora do Iema, Maria Beatriz Resende.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias
%d blogueiros gostam disto: