sáb 14/junho/2025 01:57
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Filme com imagens raras de Guarapari vai a festival

Curta com cenas inéditas de Guarapari antiga será exibido em Festival São Chico 2025, destacando memórias visuais resgatadas por Adriana Jacobsen e Marilena Bergmann.
Foto: Divulgação

Imagens raras de Guarapari antiga chamaram a atenção dos curadores do 4º Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul (FALA São Chico 2025).

O evento acontecerá entre 25 e 28 de junho, na Ilha de São Francisco do Sul (SC), o terceiro território mais antigo do Brasil, fundado em 1553.

O curta-metragem “Guarapari Revisitada”, da cineasta capixaba Adriana Jacobsen, resgata cenas do cotidiano do balneário antes das transformações urbanas.

O filme será exibido em uma das mostras competitivas do festival, que contará com obras de 13 estados brasileiros, do Distrito Federal e de países como Argentina, Colômbia, Cuba, Uruguai e Estados Unidos.

A produção apresenta imagens inéditas captadas pelo cineasta amador Ernst Bergmann, falecido em 2015, aos 94 anos. A narração é feita por sua viúva, a escritora Marilena Vellozo Soneghet Bergmann, natural de Vila Velha.

Foto: Divulgação

Uma Guarapari nostálgica e colorida

O filme mostra paisagens e a rotina da cidade há mais de 50 anos, com cenas do calçadão, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, das ruas centrais e dos antigos carnavais. Marilena e Ernst frequentavam Guarapari nos anos 60, quando começaram a namorar, passando fins de semana e férias no balneário.

A trilha sonora traz um arranjo inédito da composição “Caminhos do Coração”, de Heliomar Carneiro da Cunha, tio de Marilena e fundador do Clube Siribeira.

O curta foi viabilizado por meio do Edital 008/2023 da Prefeitura de Guarapari (Setec), com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A realização é de Adriana Jacobsen/Monazita e do Instituto Marlin Azul.

O olhar delicado de Ernst Bergmann

O engenheiro alemão Ernst Bergmann chegou ao Espírito Santo em 1960, contratado para atuar na construção do polo siderúrgico capixaba. Em 1962, casou-se com Marilena, então com 21 anos. Durante mais de 50 anos juntos, Ernst registrou, com câmeras 8mm e Super 8, o cotidiano do estado e suas viagens pelo mundo.

Após sua morte, Marilena assumiu a guarda do acervo visual do marido, composto por registros únicos e inéditos. Esse material foi digitalizado e restaurado com apoio do Edital de Preservação e Memória da Secult-ES, também viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Guarapari Revisitada” celebra, em imagens e sons, a beleza de um tempo que permanece vivo na memória afetiva de seus moradores e visitantes.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ciaxas-preferencias-procon-

Agora é lei: caixas preferenciais devem ter empacotadores em Cachoeiro

Samu_11_10_2023

Acidente entre motos em frente à prefeitura de Mimoso do Sul deixa mulher ferida

nota-falsa-pf-apiaca

Homem é preso em Apiacá ao receber R$ 4 mil em notas falsas pelos Correios

Os três também foram afastados de suas funções públicas.

Três agentes públicos são denunciados por desvio de recursos na Câmara de Rio Novo do Sul

escultura-irma-vicencia-artista-12-06-2025

Festa de Corpus Christi: Irmã Vicência será eternizada em estátua

corpus-christi-2025-oficinas-

Corpus Christi de Castelo:  oficinas ensinam arte do tapete e das passadeiras

As prefeituras do Espírito Santo têm até 30 de junho para confirmar a participação de suas delegações.

Inscrições abertas para os Jogos da Pessoa Idosa 2025

lancamento-feira-dos-municipios-2025-cachoeiro

Cachoeiro marcará presença na Feira dos Municípios

Leia mais