sex 12/dezembro/2025 07:16
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Fiocruz anuncia que vai testar vacina brasileira contra a Covid-19

De acordo com a fundação, o teste será realizado em modelo animal, fase de desenvolvimento chamada de estudos pré-clínicos.
Sede da Fundação Oswaldo Cruz. Foto: Erasmo Salomão/MS

Uma vacina contra a Covid-19 será testada em seres vivos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), no Rio de Janeiro. O teste será em modelo animal, fase de desenvolvimento chamada de estudos pré-clínicos. A informação foi divulgada em nota, na quarta-feira (10), pela fundação.

“A abordagem do projeto é de uma vacina sintética, com base em peptídeos antigênicos de células B e T – ou seja, com pequenas partes de proteínas do vírus capazes de induzir a produção de anticorpos específicos para defender o organismo contra agentes desconhecidos – neste caso, o Sars-CoV-2 [covid-19]”, explicou a Fiocruz.

Segundo o instituto, essas biomoléculas, identificadas em modelo computacional (in silico), foram produzidas por síntese química e validadas in vitro. Os peptídeos foram acoplados em nanopartículas, que funcionam como uma forma de “entrega”, para apresentar essas biomoléculas para o sistema imune com melhor imunogenicidade e ativar sua defesa.

“As vantagens da abordagem vacinal sintética são a rapidez no desenvolvimento em comparação às metodologias tradicionais e o não requerimento de instalações de biossegurança nível 3 para as primeiras etapas de desenvolvimento (sendo necessárias somente a partir dos estudos pré-clínicos), bem como o custo reduzido de produção e a estabilidade da vacina para armazenagem”, detalhou a Fiocruz.

Formulações vacinais

A fundação explicou que, na próxima etapa, serão feitas formulações vacinais com essas biomoléculas acopladas em nanopartículas, para avaliação in vivo, onde serão obtidos os primeiros resultados relacionados à imunidade conferida ao novo coronavírus.

“A partir dos resultados dos estudos pré-clínicos, parte-se para a fase dos estudos clínicos de fases I, II e III. De qualquer forma, mesmo em processo acelerado de desenvolvimento tecnológico e, obtendo resultados positivos em todas as etapas futuras, a vacina autóctone de Bio-Manguinhos/Fiocruz não chegará ao registro antes de 2022”, informou.

Fonte: Agência Brasil

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
sindirochas-centrorochas-rochas-ornamentais-ovacao

Mesmo com tarifaço, setor de rochas do Brasil alcança recorde histórico

brk-estacao-de-tratamento-de-esgoto

Serviços de água e esgoto terão equipes de prontidão nos feriados de fim de ano

seag-aumento-de-producao

Produção animal do ES cresce em aves e bovinos e recua na captação de leite

detran-nova-cnh

Detran diz que Contran realiza reforma histórica no processo de CNH

Sinal câncer de pele

Dezembro Laranja: Especialistas alertam que risco de câncer de pele é crescente

cartorio-balcao-de-atendimento

Divórcios caem 16,4% e guarda compartilhada cresce no ES em 2024

inep-prova

Resultados da Prova Nacional Docente 2025 saem nesta sexta-feira (12)

saude-afericao-pressao

Uso inadequado de testosterona em mulheres traz graves riscos à saúde

Leia mais