sex 19/dezembro/2025 23:58
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

FNDE seleciona Cachoeiro e dará assessoria em gestão da alimentação escolar

Cardápios planejados para cada unidade de ensino serão analisados

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim foi selecionada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para receber assessoria e monitoramento na área de alimentação escolar. A ação é realizada de forma remota e foi iniciada na segunda-feira (30), – com reuniões virtuais – e segue até esta sexta (3).

O principal objetivo do FNDE é apoiar tecnicamente a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, por meio de reuniões com a secretária municipal de Educação, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, agricultores familiares que já forneçam ou que possam vir a fornecer alimentos para o programa, bem como demais atores sociais envolvidos com a alimentação escolar.

A secretária municipal de Educação Cristina Lens diz que a participação de Cachoeiro é de grande importância para o aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e que a partir da assessoria, será possível identificar e analisar os desafios e potencialidades do programa no município.

“Estamos felizes por sermos contemplados com a ação. Será um momento de grande aprendizado e bons resultados a serem compartilhados na área da alimentação escolar”, comemora.

A assessoria é conduzida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), sediado na Universidade Federal Fluminense, que, em parceria com o FNDE, vem apoiando a implementação de ações vinculadas ao PNAE.

As práticas desenvolvidas pela equipe do Cecane são atividades institucionais vinculadas à política pública do PNAE. São planejadas, avaliadas e definidas junto à Coordenação Geral do PNAE, com encaminhamentos e resultados definidos e monitorados pelo próprio FNDE.

Nas reuniões, são analisados documentos relacionados à compra dos alimentos, como o processo licitatório, chamada pública e notas fiscais; planos anuais de trabalho; cardápios planejados para cada unidade de ensino; relatório de teste de aceitabilidade; dentre outros.

Além das reuniões específicas, o município participará de um encontro de formação com os atores do PNAE de municípios convidados (Vargem Alta, Castelo, Jerônimo Monteiro, Muqui, Atílio Vivacqua e Mimoso do Sul). Também serão realizados na reunião final o repasse de orientações e a entrega do relatório consolidando as ações, de acordo com a nova legislação vigente.

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

brk-19-12-25

Projetos levam água potável e conscientização a cerca de 2 mil pessoas em Cachoeiro

industria

IBGE: 25 cidades concentram mais de um terço da economia brasileira

Foto estágio _Freepik_

IEL-ES abre 20 vagas de estágio. Há vaga para Cachoeiro

marataizes-palacio-das-aguias-

Marataízes inaugura totens do Museu de Percurso e valoriza cultura local

prefeitura-de-castelo-decoracao-natal

Castelo paga abono de R$ 1.200 aos servidores antes do Natal

concursopublico

Ministério Público garante concurso e regularização de servidores em Alegre

corrida-da-mulher-cachoeiro

Cachoeiro: Corrida da Mulher 2026 abre inscrições com premiação inédita

prestacao-de-contas-cachoeiro-2025-

Cachoeiro presta contas e diz que houve avanços na saúde, educação e emprego

Leia mais