O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da Assessoria de Segurança Institucional, está reforçando o sistema de segurança do Poder Judiciário no Sul do Espírito Santo.
Os Fóruns de Anchieta, Guaçuí, Piúma e Presidente Kennedy já vão começar a receber a instalação de detectores de metais do tipo pórtico. Outras nove unidades também foram contempladas com a aquisição dos 14 equipamentos.
Segundo o assessor de Segurança Institucional do TJES, Anderson Perciano Faneli, “o objetivo da aquisição dos equipamentos é garantir a segurança de magistrados, servidores, advogados e todos os usuários que acessam as unidades judiciárias, além de cumprir a Resolução nº 291/2019 do CNJ, que dispõe sobre a política e o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário”.
Escolha das comarcas
A escolha das unidades judiciárias levou em consideração os critérios de segurança estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como o número de atendimentos e fluxo de pessoas no local.
Para ter esse controle, o Tribunal de Justiça adquiriu também as cancelas e cercas concertinas para a garantia de segurança no perímetro externo. O Fórum de Cachoeiro de Itapemirim está entre as unidades que vão receber as cancelas. A instalação é na próxima semana.