Nesta semana, o serviço de carro fumacê realizará aplicação espacial de inseticida em mais quatro bairros que registram casos de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt.
O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da equipe de Vigilância Ambiental. Com objetivo de eliminar os possíveis focos dos insetos adultos, as aplicações são feitas das 17h às 21h nos locais definidos. Somente em caso de chuva, as aplicações são canceladas.
O serviço de carro fumacê atendeu ao bairro Aquidaban na última segunda-feira (14), e nesta terça-feira (15), o bairro Estelita Coelho Martins será contemplado; na quarta (16), Nossa Senhora Aparecida receberá a ação; na quinta (17) para finalizar, será a vez do bairro Basileia.
De acordo com a Semus, neste ano, já foram confirmados 3.051 casos de dengue, 1.955 de chikungunya e 86 notificações de Zika. Os três bairros com maior número de casos destas doenças são Zumbi, Coramara e Gilson Carone.
É importante a eliminação de pneus sem uso, lixo e outros objetos que possam se tornar possíveis recipientes de água parada. Também é necessário verificar, regularmente, vasos de planta; cobrir, corretamente, as caixas d’água; fechar ralos pouco usados com plástico ou jogar água sanitária nesses locais, duas vezes por semana.