Caso foi registrado na Delegacia de Mimoso do Sul. Foto: Beto Barbosa

“Golpe do nudes” faz vítimas em Mimoso do Sul e Polícia Civil orienta moradores

“Golpe do nudes” faz vítimas em Mimoso do Sul e Polícia Civil orienta moradores
Redação Dia a Dia

Moradores de Mimoso do Sul estão lidando nos últimos dias com o chamado “golpe dos nudes”. Somente nos últimos dias foram registrados na Delegacia de Polícia (DP) de Mimoso do Sul cinco ocorrências relatando a prática.

As vítimas procuraram a Delegacia depois de caírem no golpe e sofrerem extorsão por parte dos criminosos, que residem em outros estados.

Algumas vítimas relataram na Delegacia que receberam mensagens atribuídas ao próprio delegado, inclusive com o uso de uma fotografia do titular da Delegacia de Polícia (DP) de Mimoso do Sul,  delegado Rômulo de Carvalho Neto, provavelmente obtida na internet.

O caso foi registrado e comunicado à Corregedoria da Polícia Civil, para que possam ser iniciadas investigações sobre quem usou indevidamente a imagem da autoridade policial.

No “golpe do nudes” criminosos atraem homens mais velhos por meio das redes sociais, utilizando fotos de mulheres jovens para atrair a atenção das vítimas, iniciando-se uma conversa. Na medida em que a conversa evolui, eles passam a trocar fotos íntimas.

O delegado Romulo de Carvalho explica que logo em seguida o homem vítima do golpe passa a receber ligações dos supostos pais da jovem ou de falsos policiais civis, tanto agentes como delegados, que o acusam de pedofilia, sob a alegação de que as fotos são de uma criança ou adolescente.

“Na extorsão, os falsos familiares exigem valores para não denunciar à polícia ou se identificam como delegados, na tentativa de arquivar os supostos inquéritos”, esclareceu o delegado.

Rômulo de Carvalho Neto explicou ainda que os criminosos usam uma gama de artifícios para conseguir extorquir dinheiro das mesmas, se passam por policiais civis, usam falsas delegacias e até falsas vítimas menores de idade, por isso, é necessário estar atento para não perder dinheiro.

Segundo ele, a orientação é que a vítima não deposite nenhum valor na conta de qualquer pessoa que tente extorqui-la e que imediatamente procure uma delegacia de polícia para registrar a ocorrência.

“As pessoas devem, também, redobrar os cuidados na utilização de redes sociais, pois uma vez enviada uma fotografia, dificilmente poderá ser apagada da internet”, disse.

Este tipo de golpe vem sendo registrado em todo o Brasil e em setembro de 2021 a Polícia Civil do Rio Grande do Sul desmantelou uma quadrilha especializada neste crime que tinha base naquele estado.

Os casos registrados em Mimoso do Sul serão encaminhados para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul para que sejam incluídos na mesma investigação.

 

 

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias