O Procon de Cachoeiro de Itapemirim está alertando a população sobre novos golpes que estão sendo aplicados usando o nome do órgão. Criminosos estão enviando mensagens falsas por e-mail e WhatsApp para enganar os consumidores e conseguir dados pessoais, que são usados para fazer empréstimos em nome das vítimas.
Na semana passada, foi identificado um golpe por e-mail. A mensagem vinha de um endereço com o nome “procon-85” e dizia se tratar de uma notificação extrajudicial. A pessoa era convocada a prestar esclarecimentos sobre uma suposta reclamação registrada.
Agora, a tentativa de golpe acontece por WhatsApp. A vítima recebe uma mensagem cobrando uma parcela de um empréstimo consignado que ela supostamente fez. Os golpistas chegam a simular um atendimento eletrônico, com atendente e tudo. Eles ameaçam aplicar multa e fazer descontos no salário se o valor não for pago.
O coordenador do Procon em Cachoeiro, Ricardo Fonseca, reforça que o órgão não faz cobranças e não envia mensagens com esse tipo de conteúdo. Segundo ele, é importante que o consumidor nunca clique em links de remetentes desconhecidos e não compartilhe dados pessoais por telefone ou mensagens.
Ricardo lembra que todas as comunicações do Procon são feitas apenas pelos canais oficiais, como e-mails com o final @cachoeiro.es.gov.br e nunca por WhatsApp.
Como se proteger e onde buscar ajuda
Se tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, o consumidor pode procurar o Procon presencialmente na Rua Bernardo Horta, 204, das 8h às 16h. Também é possível acessar o site www.cachoeiro.es.gov.br ou usar o aplicativo Cachoeiro Online. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 3199-1710.
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