qua 24/julho/2024 12:27
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Hélio Filho/Secom

Governador anuncia pacote ambiental no maior evento de sustentabilidade do país

redacao
Redação Dia a Dia

O governador Renato Casagrande abriu, nesta segunda-feira (24), a conferência Sustentabilidade Brasil, a maior do país voltada para sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance).

Durante o evento, Casagrande anunciou um pacote de entregas ambientais, marcando o mês em que se celebra o Dia do Meio Ambiente. A conferência, que ocorre no Pavilhão de Carapina, na Serra, se estenderá até a próxima quinta-feira (27).

O governador, que também preside o Consórcio Brasil Verde, enfatizou a relevância das discussões sobre mudanças climáticas.

“As mudanças climáticas são um tema relevante em todo o mundo. Os eventos climáticos são, infelizmente, uma realidade presente. Quando organizamos o Consórcio dentro do Governadores pelo Clima, tínhamos em mente que os entes subnacionais poderiam se organizar e discutir as ações de Estado e municípios”, destacou.

Um dos principais anúncios foi a criação do Fundo Estadual de Compensação Ambiental (Fecam), que será enviado à Assembleia Legislativa para aprovação. O Fecam permitirá a centralização e gestão eficiente dos recursos de compensação ambiental, destinados principalmente às Unidades de Conservação do Estado.

“Este mecanismo poderá trazer mais eficiência na aplicação dos recursos de compensação ambiental para as Unidades de Conservação, além da eficiência no processo de licenciamento ambiental”, explicou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.

Outra importante iniciativa anunciada foi a criação da Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso, que visa promover a conservação de paisagens e estimular o ecoturismo. A rede utilizará Unidades de Conservação e outros espaços viáveis para integrar-se à Rede Brasileira de Trilhas, promovendo turismo, lazer, e geração de emprego e renda.

Durante a conferência, também foram entregues 51 motocicletas para secretarias municipais de meio ambiente, fortalecendo a fiscalização e o licenciamento ambiental nos municípios. Além disso, foram distribuídas caixas de transporte de animais pet e contentores de resíduos sólidos para coleta seletiva.

Casagrande ainda assinou um decreto para a criação do Comitê Estadual de Fomento aos Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental (Cenisa) e apresentou um projeto de lei para monitorar e combater o desmatamento no estado, além de anunciar a contratação de um sistema de controle em tempo real para monitorar desmatamentos.

Outro destaque foi a assinatura de um Termo de Cooperação para a elaboração de um anteprojeto para a implantação de uma barragem de contenção de cheias no rio Muqui, em Mimoso do Sul.

A iniciativa, fruto da parceria entre a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), visa minimizar os impactos das inundações na região.

A conferência Sustentabilidade Brasil reúne participantes nacionais e internacionais, discutindo ações e planos de descarbonização e adaptação às mudanças climáticas. “

Estamos entusiasmados em promover um diálogo aberto e produtivo que possa inspirar novas soluções e catalisar ações concretas em prol de um futuro mais sustentável para todos”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

A programação do evento inclui palestras, painéis de discussão e a apresentação de projetos e soluções inovadoras na área de sustentabilidade, destacando o compromisso do Espírito Santo com a proteção ambiental e a sustentabilidade.

Uma resposta

  1. Boas notícias para quem preserva.
    É uma necessidade em nossos dias proteger o que nos resta de Mata atlântica.
    Incentivar a todos a preservar e reflorestar áreas degradadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

prouni-23-07-2024

Inscrições abertas para o Prouni, com mais de 243 mil bolsas em faculdades

celular4

Governo do ES vai notificar celulares roubados por mensagens via Whatsapp

gabriel-e-sua-mae-23-07-2024

Adolescente de Marataízes com paralisia cerebral emociona a internet ao cantar em missa

ifes-cachoeiro-22-07-2024

Inscrições prorrogadas para concurso de professor do Ifes

miss universe universo es leticia guarapari 2024-22-07-2024

Veterinária de Guarapari é a Miss Universe Espírito Santo 2024

BPM

PM prende dois homens por ameaçar moradores em Alegre

mulheres-lendo-preto-e-branco-20-07-2024b

“Clube das dondocas”, será?

casa-madeira-area-verde-20-07-2024

Dois poemas III

Leia mais