Cachoeiro de Itapemirim passa a ter uma das maiores bases do Samu no Espírito Santo, com a transferência da unidade do bairro Baiminas para o Vila Rica. As novas instalações foram inauguradas oficialmente nesta sexta-feira (28) pelo governador Renato Casagrande e prefeito Victor Coelho.
“Hoje temos o Samu em todas as regiões do Estado. Aqui em Cachoeiro, o serviço do Samu é muito bem avaliado, segundo pesquisas do município, e agora com essa base irá prestar um serviço ainda mais elevado”, destacou Casagrande, ao lado do prefeito Victor Coelho e dos deputados Allan Ferreira e Bruno Resende.
Desde que foi implantado no município, o Samu realizou quase 10 mil atendimentos, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.
“O espaço aqui é bem maior, com facilidade de saída das ambulâncias. Lá no Baiminas era pequena para nossas três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado e a saída era numa rua muito movimentada, além do risco de enchente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler Lucas.
Segundo Alex, o Samu é um projeto tripartite, que envolve recursos do Estado, da União e do município. No entanto, para conseguir verbas federais é preciso fazer a qualificação junto ao Ministério da Saúde, o que não estava sendo possível na base antiga, devido à estrutura insuficiente.
“Com essa nova base, poderemos ter também investimento federal aqui, o que dará mais suporte financeiro para melhorar ainda mais o serviço”, destacou Wingler.
O espaço também será a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O prefeito Victor Coelho ressaltou a parceria do município com o governo do Estado, que tem rendido bons frutos para Cachoeiro. “Toda vinda do governador aqui em Cachoeiro é importante. São mais investimentos, mais recursos, mais desenvolvimento, mais geração de emprego e renda e nós temos que celebrar cada conquista que o governo do estado nos proporciona”, ressaltou.
Durante a solenidade, o governador também assinou a ordem de serviço para pavimentação da estrada em São Vicente, que dará acesso à Pedra da Penha, dentro do projeto Caminhos do Campo. Além de incentivar o turismo, o novo trecho vai ajudar no escoamento de produção agrícola local.
Casagrande também anunciou a entrega de novos leitos de UTI ao Hospital do Aquidaban e leitos de UTI infantil no Hospital Materno Infantil, bairro Sumaré.
Outra boa notícia é que o estado vai autorizar a construção de um novo batalhão do Corpo de Bombeiros, em frente ao parque de exposições, no bairro Aeroporto, um investimento de R$ 7,5 milhões.