Em visita ao Departamento de Polícia de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o governador Renato Casagrande acertou a possibilidade de um acordo de cooperação entre o maior departamento de polícia americano e o governo do Espírito Santo para a troca de experiências, informações e treinamentos.
Para que isso ocorra, o governo capixaba terá que realizar o pedido de acordo por meio da Polícia Federal do Brasil.
A visita ocorreu na manhã desta quinta-feira (16). Ele esteve no Centro Integrado de Operações Conjuntas e conheceu a forma de trabalho integrado, bem como as tecnologias usadas. A agenda foi articulada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, que foi adido da Polícia Federal nos EUA.
“Depois do 11 de setembro (quando ocorreu a queda das Torres Gêmeas), a Polícia de Nova York intensificou a integração e o uso da tecnologia. É muito bom conhecer como trabalha a polícia em uma cidade que recebe visitantes de todo o mundo”, disse o governador.
Casagrande complementa: “fazendo essa visita, pudemos constatar que o Programa Estado Presente em Defesa da Vida está no caminho certo, já que após o 11 de setembro a polícia trabalha de forma integrada com os demais níveis de segurança, inclusive tem um canal aberto para falar com o presidente imediatamente, sem intermediários”.
Em relação ao uso da tecnologia pela Polícia de Nova Iorque, a cidade conta com 70 mil câmeras públicas e privadas, que são acessadas quando algum crime é cometido. Todos os policiais usam câmeras corporais que precisam ser ativadas, obrigatoriamente, ao saírem das viaturas.
Todos os policiais são monitorados em tempo real, além disso, as viaturas também são monitoradas, permitindo saber quem são os policiais que estão dentro delas. Um relatório ainda é produzido sobre as últimas 48 horas do veículo.