qua 24/abril/2024 09:54
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Governador assina a transferência simbólica da capital. Foto: Hélio Filho/Secom

Governador transfere a capital do Espírito Santo para a cidade de Anchieta

redacao
Redação Dia a Dia

Anchieta é, simbolicamente, a capital do Espírito Santo. A solenidade em que foi realizada a transferência simbólica ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), no dia da Festa Nacional de São José de Anchieta, e contou com a presença do governador Renato Casagrande.

A agenda oficial incluiu a visita ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, que passa por obras de restauro, e a inauguração de uma creche.

“Transferir a Capital é um ato que tem um simbolismo histórico muito forte pelo que o Padre Anchieta significou em vida, bem como o significado para fiéis de todo mundo. Fico imaginando ele fazendo essa caminhada daqui da antiga Reritiba até o Palácio Anchieta, que foi residência dos jesuítas e hoje é sede do Executivo Estadual”, ressaltou Casagrande.

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, recebeu a transferência da capital com muito orgulho. “A história da cidade se mistura com a cultura e a religião. Foi aqui, através dos jesuítas, que se iniciou o teatro no Brasil. Sabemos a importância do Padre José de Anchieta para o nosso País, nosso Estado e para a nossa cidade”, destacou.

O prefeito ressaltou ainda que esse dia de festa costumava ser de muita aglomeração, mas devido ao momento atual o município teve que tomar algumas medidas. “Contudo, sem deixar de lembrar esse importante dia para todos nós capixabas e os moradores de Anchieta”, comemorou.

 

Reforma do santuário

Santuário Nacional de São José de Anchieta. Foto: Hélio Filho/Secom

O Santuário Nacional de São José de Anchieta é um dos principais símbolos da presença jesuíta no Brasil e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943.

A visita foi realizada para acompanhar a fase final da reforma, que começou em 2018. A expectativa é de que o monumento restaurado potencializará o circuito turístico religioso e cultural da cidade de Anchieta e do Espírito Santo – atraindo pessoas de todo o Brasil e de fora dele.

A restauração conta com recursos federais da Lei de Incentivo à Cultura, executado pelo Instituto Modus Vivendi, a partir de projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Inauguração de creche

Inauguração da CMEI Belmiro Alberto Alpoim. Foto: Hélio Filho/Secom

O governador também realizou a entrega das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Belmiro Alberto Alpoim, antigo Tom & Jerry, que contou com o repasse de quase R$ 2 milhões em recursos do Estado.

A unidade fica localizada em Iriri, balneário do município de Anchieta. São 12 salas de aulas, sendo cinco para creche e sete para pré-escola, possibilitando a ampliação de 60 vagas na rede pública municipal, passando atender a 240 crianças da Educação Infantil.

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Leia mais