O governador Renato Casagrande lançou nesta terça-feira (10) a segunda fase do programa CNH Social, com a oferta de 3.500 carteiras de motorista gratuitas.
O programa, que tem inscrições abertas até o dia 29 de setembro pelo site do Detran|ES, busca ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, especialmente para condutores que desejam migrar para categorias profissionais, como D (ônibus e van) e E (caminhão e carreta).
Casagrande destacou a importância do programa para a geração de empregos. Segundo ele, desde que o CNH Social foi criado, em meu primeiro governo, já foram entregues mais de 57 mil carteiras de motorista.
“E este ano vamos passar das 60 mil entregues. Isso demonstra que este é um programa que gera oportunidades aos capixabas. A CNH não vai te dar um emprego, mas ajuda a abrir portas. Muitas pessoas estão migrando da carteira A ou B para a D, que é voltada para a área profissional.”, completou o governador.
As vagas são divididas em 40% para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); 20% para adição de categoria; e 40% para mudança de categoria, priorizando o desenvolvimento profissional.
A lista dos selecionados será divulgada no dia 14 de outubro, com reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e egressos do sistema prisional.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, alertou sobre a responsabilidade no trânsito: “O Governo do Estado oportuniza o acesso à CNH para as pessoas que mais precisam, mas conclamamos a todos para que dirijam e pilotem com prudência. O trânsito tem vitimado muitas pessoas, e a responsabilidade é de todos.”
Ozilene de Freitas Gazoni Ferreira, proprietária de um Centro de Formação de Condutores, ressaltou o impacto positivo do programa: “É um programa que dá oportunidade de emprego para o selecionado e também para a rede credenciada, pois é a garantia de alunos, renovação de frota e inovação. Nós somos imensamente gratos ao CNH Social.”
Paula Santos de Melo, beneficiária do programa, também elogiou a iniciativa: “O CNH Social é real e uma ótima oportunidade. Posso dizer com certeza, acreditem, sou habilitada graças a essa iniciativa. Já estou prontinha para me inscrever novamente, quero mudar para a categoria D, dirigir veículos grandes.”
Serviço
- Inscrições: de 10/09/2024 (hoje) a 29/09/2024
- Resultado dos selecionados: 14/10/2024 às 12h
- Matrícula dos selecionados: de 14/10/2024 a 28/10/2024
- Lista de suplentes: 16/12/2024 às 12h
- Matrícula dos suplentes: de 16/12/2024 a 30/12/2024
- Site para inscrições: www.detran.es.gov.br
Uma resposta
Me interesso em ter a CNH