O segundo caso de coronavírus no Espírito Santo foi confirmado na tarde desta quinta-feira (12) pelo governador Renato Casagrande, durante coletiva de imprensa. Segundo ele, trata-se de um homem que mora na Inglaterra e que viajou para Vila Velha para visitar familiares. A idade dele não foi divulgada.
De acordo com Casagrande, o capixaba está em isolamento domiciliar e em boas condições de saúde. Ele chegou ao Espírito Santo no dia 2 de março e apresentou sintomas de tosse e coriza no dia 4. Com isso, o Estado tem dois casos de Covid-19 confirmados e 21 sob investigação; 48 foram descartados.
“É preciso que a gente vá avaliando diariamente esses casos. Mas não dá para criar pânico. Estamos tomando as medidas necessárias. Esse paciente está em casa, perfeitamente em saúde”, disse Casagrande.
O governo avalia se haverá necessidade de fazer restrição de viagens e de contratação de pessoal na administração estadual, bem como manter a agenda de eventos com concentração de pessoas por conta do avanço do coronavírus. O assunto será discutido em uma reunião do secretariado na próxima segunda-feira (16), às 17 horas. Por enquanto, segundo Casagrande, não há alguma restrição sobre a realização de eventos esportivos no Estado.
O primeiro caso da doença foi diagnosticado em uma moradora de Vila Velha, de 37 anos, no último dia 5, que havia retornado de uma viagem à Itália. Ela ficou em isolamento em casa desde 29 de fevereiro e já foi liberada.
Pandemia
Na última quarta, a Organização Mundial de Saúde (OMS), elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia. A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado.
Uma pandemia acontece quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no planeta, estando presente em uma grande área geográfica, como ocorreu com a gripe H1N1. É diferente do termo epidemia, que refere-se ao aumento de casos de uma doença em uma região que excede o número esperado para aquele período do ano.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Prevenção em Cachoeiro
A rede pública municipal de saúde de Cachoeiro de Itapemirim está adotando medidas preventivas para evitar a propagação do coronavírus na cidade. De acordo com a prefeitura, as unidades básicas e especializadas de saúde apresentam material informativo para os usuários, e os profissionais que atuam nesses locais recebem orientações.
O material informativo, presente nas unidades, constitui-se em um cartaz que apresenta medidas preventivas a serem adotadas, como lavar frequentemente as mãos; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações; manter ambientes ventilados; não compartilhar objetos de uso pessoal e cozinhar bem os alimentos.
A prefeitura informou que equipes das unidades receberam orientações de como atender possíveis casos da doença a partir de um fluxograma fornecido pelo Ministério da Saúde.
“Não há casos suspeitos de coronavírus no Sul do Espírito Santo e, portanto, estamos em um momento de observação e alerta preventivo. Dada a gravidade da situação em nível mundial e a facilidade de propagação da doença, nos preparamos com antecedência, por precaução, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
Fique por dentro
Medidas preventivas
• Lave frequentemente as mãos, com água e sabão; se não tiver, use álcool gel.
• Cubra o nariz e a boca com lenço descartável, ao tossir ou espirrar; descarte o lenço no lixo e lave as mãos.
• Evite aglomerações e ambientes fechados.
• Mantenha os ambientes ventilados.
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como: talheres, pratos, copos ou garrafas.
• Cozinhe bem os alimentos, principalmente: carne, ovos leite e outros produtos de origem animal.
Em caso de sintomas
• Se, após viagem para o exterior ou cidades com casos confirmados da doença, dentro de um período de até 14 dias, você apresentar febre, tosse e/ou dificuldade para respirar, informe à recepção da unidade de saúde, de onde estiver, sobre os sintomas e a viagem realizada.