qua 26/março/2025 08:41
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Hélio Filho/Secom

Governo cria agenda e lança plano para valorização das mulheres do Espírito Santo

Camila Soares

O programa Agenda Mulher, desenvolvido pela vice-governadoria do Espírito Santo junto a outras secretarias estaduais foi lançado oficialmente, no Palácio Anchieta. Empoderamento, visibilidade e fortalecimento são as palavras-chave do programa que pretende oferecer, por meio do empreendedorismo, cursos de formações e qualificações diversificadas para que as mulheres busquem a autonomia. O foco não está apenas no quesito financeiro, mas as questões social e emocional vão ser trabalhadas pelo programa.

“É aquela coisa do empreender de dentro pra fora. Não é só empoderar, é fortalecer, porque tem mulheres que estão tão enfraquecidas diante de tanta violência que às vezes até a palavra do empoderamento não faz sentido para elas. Por isso, colocamos a palavra fortalecimento, porque a gente só consegue fazer algo pra fora, se a gente estiver bem para dentro.”, ressalta a vice governadora, Jaqueline Moraes.

Dezoito projetos inter-relacionados com outras secretarias já estão sendo desenvolvidos. O “Agenda Mulher Itinerante”, por exemplo, pretende levar o programa para todas as dez microrregiões do Estado. As mulheres do campo também estão sendo valorizadas e visibilizadas com o projeto da Secretaria de Agricultura “Elas no Campo e na Pesca”.

Crédito

O ‘Diálogo em Redes’ apresenta uma trilha de aprendizagem buscando o desenvolvimento institucional do 3º Setor. O Banestes também desenvolveu uma linha de crédito com recorte específico para mulheres, o “Linha de Crédito para Mulheres”, entre outras ações que oferecem oportunidades iguais entre homens e mulheres.

Antes mesmo do lançamento do programa, ocorrido na última quinta-feira (29), cerca de 500 mulheres foram capacitadas por essas iniciativas. Com o Agenda Mulher, o público feminino de todo o Estado terá a vantagem de direcionar seus interesses a profissionais com boa qualificação e a fazer cursos com a perspectiva de empreender, individual ou coletivamente.

“É privado para muitas mulheres o acesso a conteúdo, cursos, palestras e outros serviços que venham realmente ao encontro de suas necessidades. E é justamente nesta falta de um conhecimento mais profundo que queremos atuar, com ações decisivas para o sucesso dessas mulheres”, afirma Jacqueline Moraes.

O desafio do programa Agenda Mulher é de impactar, em quatro anos, algo em torno de 25 mil mulheres.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Políticas para mulheres

Na oportunidade de lançamento do Agenda Mulher, o Plano Estadual de Políticas para Mulheres (PEPMES) revisado também foi apresentado. Na visão do governador Renato Casagrande, “o plano representa e traduz todas as ações que nós queremos desenvolver e ajudar a desenvolver, fazendo as políticas em torno dos interesses e necessidades das mulheres”.

O documento existe desde 2014 e agora vai direcionar algumas das ações do Estado em relação a valorização da mulher capixaba. Durante o processo de elaboração do PEPMES 2019, foram realizados diversos momentos de diálogos com as mulheres, para que suas necessidades e diversidades fossem entendidas, e também com órgãos governamentais, que terão a responsabilidade na implementação do Plano.

O Plano lista 247 ações e está dividido em seis eixos estratégicos, construídos na perspectiva da igualdade de gênero, autonomia, empoderamento e o efetivo exercício da cidadania das mulheres.

“O documento é amplo, pois compreende a diversidade das mulheres, bem como os seus aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais. Entender isso é determinante para a elaboração de respostas efetivas para as inúmeras situações de violação dos direitos das mulheres”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Durante o processo de elaboração do PEPMES 2019, foram realizados diversos momentos de diálogos com as mulheres, para que suas necessidades e diversidades fossem entendidas, e também com órgãos governamentais, que terão a responsabilidade na implementação do Plano.

6 eixos do Plano Estadual de Políticas para Mulheres

1. Enfrentamento a feminização da pobreza e a garantia da autonomia econômica das mulheres com trabalho decente com cinco prioridades e 38 ações.
2. Educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica, não lesbofóbica e não transfóbica com cinco prioridades e 24 ações.
3. Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos com cinco prioridades e 73 ações.
4. Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres com cinco prioridades e 77 ações.
5. Enfrentamento ao racismo, ao sexismo, a lesbofobia e a transfobia com cinco prioridades e 22 ações.
6. Gestão e monitoramento do PEPMES com cinco prioridades e 13 ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

População se reuniu na praça para relembrar vítimas da tragédia

Mimoso inaugura monumento com nomes das vítimas da enchente de 2024

Novo endereço do Cras Aeroporto

Cras do bairro Aeroporto funcionará em novo endereço em Cachoeiro

Ricardo Ferraço visita obras e anuncia avanços para o município de Cachoeiro

Ricardo Ferraço visita obras em Cachoeiro e anuncia avanços

Professor vai receber bônus desempenho em Piúma

Piúma concede bônus de desempenho a profissionais da educação

Perseguição durou oito horas em Atílio Vivacqua

Após troca de tiros e perseguição de 8 horas, PM apreende adolescentes em Atílio Vivacqua

Usina Paineiras está com 220 vagas para contratação para a safra de 2025

Usina Paineiras abre 220 vagas de emprego para a safra 2025

Cachoeiro de Itapemirim completa 158 anos de emancipação política

Cachoeiro de Itapemirim completa 158 anos de emancipação política

Shows, rodeio e concurso leiteiro foram as atrações da ExpoJaqueira

Tradição, emoção e grandes shows marcam a ExpoJaqueira 2025 em Kennedy

Leia mais