O governador Renato Casagrande anunciou nesta terça-feira (16) o início de uma quarentena nos 78 municípios capixabas por 14 dias, começando na quinta-feira (18) e seguindo até pelo menos o dia 31 deste mês.
“Estamos hoje com 91% de ocupação de leitos. Já tínhamos chegado perto de 90%, mas nunca ultrapassado essa marca. Isso nos obriga a tomar medidas transversais para conter a transmissão do vírus”, disse o governador.
A proposta principal é frear a movimentação de pessoas e, com isso, reduzir a transmissão da doença e a pressão sobre a rede hospitalar, que está próxima de sua capacidade máxima, segundo o governador.
Entre as medidas está a suspensão de atividades de comércio e serviço considerados não essenciais. Escolas e cursos presenciais ficam proibidos. As lojas devem manter fechados os acessos do público.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A exceção fica para áreas consideradas essenciais, como assistência à saúde, segurança pública e privada, setor industrial, serviços funerários, agências bancárias e lotéricas, supermercados, transportes de passageiros, entre outros.
As igrejas não foram impedidas de funcionar, mas a recomendação é que cultos e missas sejam virtuais. Hotéis e pousadas só podem atender até 50% de sua capacidade.
O governador anunciou ainda que até final de abril pretende abrir novos leitos, chegando a 900 unidades para atendimento de pacientes com Covid-19.