qui 25/abril/2024 06:36
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria

Governo do ES vai dar apoio a duas mil mulheres do campo e da pesca

Camila Soares

O programa “Elas no Campo e na Pesca”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), sob a gestão técnica e operacional do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi lançado oficialmente no Palácio Anchieta.

O projeto tem como objetivo dar visibilidade às mulheres rurais, promovendo o empreendedorismo, a valorização do trabalho, a liderança e a autonomia, especialmente econômica e financeira, dessas mulheres.

Cerca de 2 mil mulheres serão atendidas pelo programa durante os próximos três anos. Destas, 250 já participaram de capacitações com assistência técnica, acesso ao crédito e às políticas públicas, e apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comercialização.

Entre as beneficiadas, está a Maria José, cafeicultora do município de Muqui. “Esse programa traz muita alegria porque a gente está fazendo aquilo que a gente gosta, mas também está tendo novas oportunidades com a renda. A gente também percebe que o que fazemos está sendo valorizado e aí, a gente incentiva outras mulheres a estarem se desenvolvendo no campo.”

O programa

O “Elas no Campo e na Pesca” foi elaborado tendo como diretriz o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES) e compõe o Programa “Agenda Mulher”. O projeto terá um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões ao longo dos próximos três anos de execução. O valor será repassado pela Seag.

“O Governo sempre deve ter um olhar especial e humano para as mulheres e para a juventude do campo e da pesca. Construiremos juntos parte da nossa felicidade, que é transformar a nossa realidade aos poucos”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Foletto, sobre a importância do projeto.

Um dos desafios do programa é dar essa visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas mulheres, destaca a coordenadora de projetos da Seag, Patricia Ferraz. “Até hoje o trabalho delas é visto como uma atividade secundária e apenas de ‘ajuda’ a quem está próximo. Por este motivo, muitas vezes essas mulheres nem colhem os frutos de seus esforços e nem têm acesso ao recurso deste trabalho de forma justa”, explicou.

A governadora em exercício destacou ainda a necessidade de se levantar o debate sobre igualdade para o campo para uma maior conscientização. “Nós estamos falando de uma sociedade com um entendimento masculino e para desconstruir toda essa cultura será preciso à mão de todos. O que estamos fazendo aqui é a boa política pública. Se tivermos que colocar um adjetivo, que seja ‘boa’ e essa boa prática de política pública passa pela mão de mulheres e homens”, disse.

Ações do programa em 2019

• 1° Campanha e realização das inscrições de mulheres rurais e da pesca no edital da CNH Social: 203 mulheres rurais e da pesca inscritas.
• 11 reuniões para capacitação dos técnicos do Incaper, Idaf, Sindicatos e Secretarias Municipais de Agricultura para atuação no projeto em todas as regiões do Estado: 264 técnicos, sendo 86 do Incaper.
• 45 mulheres capacitadas em três cursos “Mulheres Empreendedoras”, (SEBRAE) (Santa Teresa, Muqui e Iconha).
• 30 mulheres capacitadas em dois cursos “Mulheres em campo” (SENAR) (Alegre, Ibatiba e Itapemirim).
• 11 mulheres capacitadas em oficina de Produção de biscoitos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE):
• Seis palestras sobre o projeto para agricultoras e pescadoras (São Roque do Canaã, Linhares, Vitória, Boa Esperança, Presidente Kennedy, São Roque do Canaã, Ibatiba).
• 17 mulheres atendidas em excursão técnica em floricultura (Anchieta).
• Realização de 30 mamografias para pescadoras de Itapemirim.
• Realização de uma oficina “Cores da Terra” para 15 mulheres em Mantenópolis.
• Realização do 1º Encontro de Planejamento “Elas 2020” em Linhares.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais