O Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas vai ser reativado. O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante a 4° reunião do Conselho de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que aconteceu em Vitória, no último fim de semana, reunindo os sete governadores das regiões.
O Fórum criado em 2011 ficou em atividade até 2014, quando foi desativado.
“Estamos reorganizando o Fórum Capixaba com a presença dos governos municipais, setor produtivo e sociedade, para que a gente estabeleça um Plano Estadual de Mudanças Climáticas tratando de adaptação e mitigação, organizando os projetos que nós temos para que a gente possa dar a nossa contribuição, tanto na captura de carbono quanto também nas obras que ajudam na adaptação das mudanças climáticas”, pontuou o governador capixaba.
Meio ambiente
O meio ambiente ganhou espaço entre os assuntos debatidos pelos gestores estaduais depois do posicionamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, a respeito das queimadas na Amazônia. Segundo Casagrande, é preciso estabelecer o diálogo com investidores e mercado internacional para que,além dos impactos ambientais, os econômicos não sejam ainda mais severos.
“O risco já é real, porque a imagem do Brasil fica arranhada e isso é ruim pro comércio internacional. Ameaça o acordo com o Mercosul e União Europeia, isso ameaça as exportações brasileiras. É muito bom que a gente retome o diálogo e apresente aquilo que é positivo, nós temos muitas coisas positivas para serem apresentadas, nós não podemos ficar destacando e incentivando a destruição da biodiversidade”, alerta o gestor do Espírito Santo.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Ainda sobre o meio ambiente, os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de São Paulo, João Doria, assinaram um Termo de Compromisso Ambiental. O objetivo é trazer o aperfeiçoamento técnico na troca de experiência entre os órgãos ambientais dos estados, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
“A Cetesb já tem um caminho percorrido que pode nos ajudar a fazer o acompanhamento das metas estabelecidas por esse termo, e nós vamos, também nessa troca de experiência técnicas, avançar e muito no Iema para que a gente estabeleça mecanismo de acompanhamento e de controle da poluição atmosférica.”, ressalta Casagrande.
Cosud
O Conselho de Integração Sul e Sudeste (Cosud) é um movimento que debate os interesses comuns dos sete estados dessas regiões: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O objetivo é fortalecer e alinhar algumas questões para que os estados, que juntos representam mais de 70% do PIB brasileiro, tenham coerência e força no debate de assuntos importantes para o Brasil.
A 4° reunião do Cosud aconteceu em Vitória, no Palácio Anchieta, no último sábado (24), e pela primeira vez, reuniu os sete gestores estaduais. Gás e infraestrutura também foram temas de destaque no evento.