No dia em que completou 62 anos, o governador Renato Casagrande inaugurou as obras de reforma, ampliação e modernização da quadra poliesportiva do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), de Vila Velha.
A entrega das obras foi feita no sábado (3). O Crefes tem como objetivo a reabilitação e habilitação dos pacientes, com o objetivo de adaptar a pessoa com deficiência a uma nova realidade biopsicossocial.
Com investimentos de R$ 1,78 milhão, a obra foi feita em uma área de 730 metros quadrados e conta com estrutura em concreto, cobertura metálica, telhas tipo termoacústica de aço, piso de concreto armado polido e iluminação em LED.
Em sua fala, Casagrande destacou a importância das atividades físicas no processo de reabilitação dos pacientes. “Ter um local adequado para a prática dessas atividades faz toda a diferença para quem necessita. Temos feitos investimentos fundamentais na área da saúde e entregar este equipamento me deixa entusiasmado sobre tudo que podemos fazer nos próximos anos”, afirmou o governador.
O secretário de Estado da Saúde em exercício, Tadeu Marino, também falou sobre a importância da entrega. “O retorno das atividades na quadra vão favorecer em muito a recuperação dos pacientes a partir do desenvolvimento de talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas contribuindo para a inclusão social e melhora da autoestima”, pontuou.
As práticas desportivas no Crefes são realizadas de maneira lúdica e recreacional, mas com a possibilidade de evolução para o paradesporto profissional, desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Estiveram presentes na solenidade, a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Governo), Vitor de Angelo (Educação), Júnior Abreu (Esportes e Lazer) e Maria Emanuela Alves Pedroso (Economia e Planejamento); o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES), Luiz Cesar Maretto; o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio; e os deputados estaduais Bruno Lamas e Luciano Machado.