Foi lançado na tarde de sábado (14) o projeto do Parque Cultural Casa do Governador na Residência Oficial do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha.
A previsão é de que o espaço, que tem cerca de 93 mil metros quadrados, esteja aberto à visitação no primeiro semestre de 2022.
Este será um novo parque com três eixos temáticos para serem explorados pela população: ambiental, histórico e artístico e estará aberto à visitação. O projeto envolve toda a área da Residência.
Durante a solenidade, o Governo do Estado também lançou o Edital das Esculturas que serão expostas no Parque. As inscrições serão feitas on-line, pelo Mapa Cultural, entre 17 de agosto e 30 de setembro.
O governador Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa. “Temos um trabalho importante a ser feito. No mandato passado, entregamos a casa do Governador de Santa Teresa à Prefeitura”.
Casagrande destacou que hoje em dia não se pode dar a esse luxo com uma casa que é pouco utilizada, mas que é importante ter outros lugares de despacho, além do Palácio Anchieta.
“Por isso, podemos ter o local de trabalho preservado, mas também conciliando com um Parque Cultural. Essa união da inovação com a cultura é uma tendência mundial. Queremos compartilhar esse ambiente com todos”, afirmou.
Os três eixos temáticos, que serão expostos no Parque, se dividem em três categorias. A ambiental terá visitas aos ecossistemas nativos, exposições sobre as inovações tecnológicas e políticas de energias renováveis.
A Histórica fará um percurso pela história capixaba, da ocupação aos dias atuais, feito com base na pesquisa da história, de forma oral e documental, com ênfase na memória que a Residência Oficial testemunhou em todos os anos de existência.
E finalmente o Artístico, em que o Parque abrigará uma exposição artística ao ar livre com esculturas permanentes, esculturas temporárias e eventos culturais em um anfiteatro.