dom 28/abril/2024 11:00
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Governo do Estado poderá assumir concessão da BR 101

redacao
Redação Dia a Dia

O Governo do Estado se reuniu nesta quarta-feira (26) com representantes da EcoRodovias, grupo que reúne a Eco101 e outras concessionárias, para discutir a possibilidade de assumir a concessão da BR 101, a exemplo do que aconteceu em uma via federal no Mato Grosso.

Já houve uma reunião em Brasília na terça-feira (18) com representantes da Procuradoria do Estado e da Federação das Insdústrias do Espírito Santo (Findes),  com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar do mesmo assunto.

Para que o governo estadual assuma as obras, e a gestão da BR 101, seria necessário a assinatura de um  termo de ajustamento de conduta entre a ANTT e a concessionária.

Caso a Eco 101 tenha interesse, o Estado do Espírito Santo adquiriria o controle da rodovia através de uma empresa pública.

Esta empresa assumiria os custos do valor de compra da concessão, com o aval de órgãos reguladores como o Tribunal de Contas da União (TCU).

 

ANTT

Respondendo a demanda feita pelo site Dia a Dia, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), confirmou que recebeu da concessionária Eco 101, no dia 15 de julho desta ano, o pedido de relicitação da BR 101 no trecho que corta o Espírito Santo.

Segundo a assessoria do órgão, o processo será conduzido e avaliado considerando os limites técnicos e legais que permeiam a boa gestão regulatória com base na Lei nº 13.448/2017 e no Decreto nº 9.957/2019.

Caso a relicitação seja aprovada pela diretoria da ANTT, o processo é encaminhado para análise do Ministério da Infraestrutura (MInfra), informou o órgão.

A ANTT diz ainda que entendendo o pedido como pertinente, poderá direcioná-lo para qualificação do Conselho do Programa de Parcerias da República (PPI).

“Depois disso, estando de acordo, o empreendimento será publicado no Diário Oficial da União com a estipulação de prazo para assinatura do termo aditivo de concessão”, diz a nota textualmente.

 

SAIBA MAIS

Desde 2013 a concessionária Eco 101 está à frente da duplicação do trecho que compreende Mucuri (BA), até o sul do Espírito Santo, totalizando 478,7 quilômetros.

O contrato assinado tem 25 anos de duração e é responsável pela manutenção dos 458 quilômetros da via em território capixaba, dos quais apenas 47,5 foram duplicados.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais