Carnaval de rua, grandes shows e grandes eventos não devem ser realizados no Espírito Santo . Esta é a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A comunicação oficial foi feita pelo secretário de Saúde Nésio Fernandes na tarde desta segunda-feira (17), em função do aumento recente dos casos de Covid-19 e gripe no Estado.
Nésio enfatizou que os municípios que os municípios que decidirem pelo não seguimento das recomendações deverão apresentar embasamento técnico, com base em dados epidemiológicos, para sustentar a decisão.
Para os pequenos eventos e manutenção da agenda em casas de shows, o recomendado aos municípios é que cobrem o passaporte de vacinação, além dos outros protocolos, como uso de máscara e álcool gel.
O secretário destaca ainda que a Sesa recomenda que os municípios preparem condições para exigências do passaporte da vacina, de maneira muito disciplinada. “Que também possam solicitar a comprovação do resultado negativo de testes de antígenos para detecção do Sars-Cov 2”, ressaltou.
Segundo Fernandes, o ideal é que seja feita testagem em massa, mas frisou que cidades que não tenham essa condição fiquem atentas e reforcem a fiscalização.
O secretário foi muito claro quanto à decisão de que manter eventos não seria adequada no momento em que a curva de expansão de casos ainda pode ser amenizada.
“Tudo isso desde que a gente consiga interromper grandes interações sociais e avançar na vacinação e na testagem em massa”.