O programa Qualificar ES vai abrir inscrições na próxima terça-feira (14) para a primeira etapa de vagas em cursos presenciais. A segunda etapa de inscrição será aberta no dia 21 de janeiro, a terceira no dia 28 do mesmo mês e a quarta no dia 4 de fevereiro.
Ao todo, nas quatro etapas do programa serão oferecidas mais de 16 mil vagas de cursos presenciais, semipresenciais e on-line. A meta do governo do Estado para 2020 é ofertar 58 mil vagas em cursos gratuitos.
As inscrições da primeira etapa, destinada aos moradores de Aracruz, Cariacica, Santa Leopoldina, Serra e Viana, começam na próxima terça-feira (14) e prosseguem até o dia 27, por meio do site do programa (www.qualificar.es.gov.br).
Na segunda fase, a oferta de cursos presenciais será para os municípios de Guarapari, João Neiva, Vila Velha, Vitória e, pela primeira vez, em Linhares, na região Norte do Estado. As inscrições ocorrem entre os dias 21 de janeiro e 2 de fevereiro.
On-line
A terceira etapa será realizada por meio de cursos on-line. As inscrições serão de 28 de janeiro a 10 de fevereiro. A oferta será de 10 mil vagas em 10 opções de cursos.
Nesta modalidade, os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate-papo com os professores. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário.
Já a quarta e última etapa dos cursos será na modalidade semipresencial. As inscrições poderão ser feitas de 4 a 16 de fevereiro. Serão disponibilizadas 200 vagas, distribuídas em três cursos nos municípios de Montanha, São Mateus e Vila Velha, com o objetivo de atender à população e profissionais da área da educação.
A primeira oferta de 2020 também disponibilizará vagas específicas para mulheres e indígenas, por meio de ramificações do Programa. Os municípios de Cariacica, Conceição da Barra, Santa Leopoldina, Serra e Vitória participam do Qualificar ES Mulher. As vagas do Qualificar ES Indígena são ofertadas ao município de Aracruz.
A previsão é de que a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realize quatro ofertas de vagas neste ano. Mais informações referentes à quantidade de vagas e aos cursos presenciais ofertados para cada município na primeira oferta serão divulgadas por meio dos editais de seleção, que serão publicados no site do programa.
Balanço de 2019
A Secti ultrapassou a meta do ano de oferecer 25 mil vagas no Qualificar ES. Foram três ofertas presenciais, semipresenciais e on-line ao longo do ano, com mais de 42 mil vagas em mais de 80 cursos de áreas profissionais, com demandas de mercado. Cerca de 80 mil pessoas concorreram às vagas em 2019.
Para a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, os resultados positivos do Qualificar ES refletem o comprometimento da Secti com a profissionalização e a inserção dos capixabas no mundo do trabalho.
“O sucesso de 2019 é um importante indicador para que busquemos expandir cada vez mais o programa em 2020. Nosso comprometimento é democratizar o acesso a oportunidades de geração de renda às famílias mais necessitadas. Já começamos o ano com novidades na primeira oferta, como a expansão do Programa ao município de Linhares. Estamos com boas expectativas para 2020”, declara Cristina Engel.