O governador do Estado, Renato Casagrande, entregou, nesta sexta-feira (03), 11 novos veículos de transporte sanitário que vão atender aos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma e Presidente Kennedy.
Mais de 415 mil habitantes serão beneficiados, destaca o o subsecretário de Estado de Assistência em Saúde, José Maria Justo.
O objetivo é garantir o acesso de todos os capixabas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o fortalecimento dos serviços prestados, ressalta Justo.
O subsecretário conta que foram adquiridos 89 automóveis pelo Governo do Estado, com capacidade para 16 passageiros cada, totalizando o investimento de R$ 23,4 milhões.
A distribuição está sendo realizada de forma gradativa, sendo dois veículos de transporte sanitário para os municípios com população superior a 75 mil habitantes e um automóvel para os com população inferior a 75 mil habitantes.
Entrega de câmaras de refrigeração
Ainda na solenidade desta sexta-feira, o governador Renato Casagrande anunciou a entrega de oito novas câmaras de refrigeração destinada aos municípios de Cachoeiro de Itapemirim – que receberá três equipamentos, sendo dois de 500 litros e um de 1.500 litros –, Itapemirim, Anchieta e Piúma, que receberão uma câmara de 280 litros cada um.
O investimento faz parte de incentivo financeiro do Ministério da Saúde, da ordem de R$ 2 milhões, para estruturação de unidades de Rede de Frio e para Vigilância Epidemiológica da Síndrome Gripal municipais, conforme planejamento do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis.
“Este é mais um momento em que é reafirmada a importância das ações do Governo do Estado, por meio da Sesa, em dar condições, do ponto de vista da estrutura, para garantir a qualificação do acesso dos usuários do SUS aos serviços ofertados no Espírito Santo”, salientou José Maria Justo.
Segundo ele, os veículos e câmaras de resfriamento entregues em toda a região são para que os municípios consigam de forma adequada transportar os pacientes que precisam fazer consultas e exames fora do município.
Controle da Covid-19
Quanto às câmaras frias, diz que vão ajudar a estruturar as salas municipais de vacina num momento tão importante, em que houve queda da adesão das pessoas à vacinação. “Quanto mais protegidos os municípios estiverem, melhor para todos”, frisa.
Justo abordou também os cuidados e da preocupação do Governo do Estado com o aumento de casos da Covid-19. “O governo mais uma vez está acompanhando dia a dia e pessoalmente os dados e indicadores”, conta.
Mas o subsecretário enfatiza que ainda não há um cenário de preocupação em relação à internação hospitalar e a óbitos. “Mas realmente estamos preocupados com o número de casos da doença que está aumentando”, ressalta.
Para que a situação permaneça sob controle, José Maria Justo apela para que os capixabas completem o seu esquema vacinal. “As pessoas internadas são as com o esquema vacinal incompleto”.
A