ter 16/dezembro/2025 15:47
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Governo implanta Programa Estado Presente com previsão de funcionar em Cachoeiro

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta segunda-feira (18), a retomada do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O objetivo é reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais – homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Entre as ações anunciadas estão as criações da Delegacia de Investigação de Comércio Ilícito das Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e do Observatório de Segurança Pública, além da reativação da Patrulha da Comunidade.

O anúncio da instalação do programa foi feito pelo governador Renato Casagrande, em reunião técnica que contou com a participação de diversas autoridades, no Palácio da Fonte Grande.

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida, um conjunto articulado de políticas públicas, envolvendo secretarias e órgãos da administração estadual, havia sido criado e implantado no Governo Casagrande do período 2011-2014, mas sofreu descontinuidade na gestão estadual anterior.

“O Estado Presente precisa se especializar no enfrentamento de crimes contra as mulheres e contra os jovens, principalmente os negros”, disse o governador.

Segundo o governador, a proposta é usar a tecnologia, já que não é possível repor o efetivo policial de um dia para o outro, como por exemplo, a implantação do cerco eletrônico em toda Região Metropolitana de Vitória. A mesma ação deve ser levada para as rodovias federais, por meio de parceria com Dnit, PRF, Detran e a concessionária ECO 101.

 

Territórios

 

O programa atenderá a todo o Espírito Santo, com ações previstas para 43 territórios – 22 na Região Metropolitana e 21 no interior do Estado, totalizando 140 bairros. Seu modelo de gestão é baseado em indicadores e metas que permitem ao governo mensurar os resultados dos projetos e ações.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, explica que as áreas prioritárias de ação foram definidas para dez municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari na Região Metropolitana; e Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

Segundo o secretário, a escolha está relacionada ao fato de, nos últimos quatro anos, 72% dos homicídios registrados no Espírito Santo terem ocorrido em áreas existentes nesses municípios.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais