O Governo do Estado inaugurou o Centro Estadual de Educação Técnica (CEETs) Emílio Nemer, em Castelo, nesta terça-feira (6). A unidade possibilita uma maior qualificação de jovens e adultos, além do aprimoramento dos profissionais, ampliando suas oportunidades de emprego e de empreender.
O Ceet Emílio Nemer está prestes a celebrar 65 anos como instituição educacional. Em 1978, o governo estadual assumiu a administração da escola, que passou a ser denominada Escola de 2º Grau Emílio Nemer, momento em que se iniciaram os cursos profissionalizantes, como o de Técnico em Contabilidade e o Curso Normal.
No início dos anos 2000, a unidade transformou-se em escola de Ensino Médio. Já no final de 2021, o Centro Estadual de Educação Técnica foi oficialmente estabelecido, reintroduzindo a oferta dos cursos técnicos para a população de Castelo, resgatando as origens da instituição.
“Quando foi criado, o Emílio Nemer era uma escola de formação técnica e agora voltamos com a sua essência. Vamos começar com Contabilidade e Internet das Coisas e também teremos cursos do Qualificar ES. Não tive a oportunidade de estudar aqui, pois estudei no João Bley, mas sabemos que foi a educação que nos deu oportunidades na vida. Quando fazemos investimentos na formação técnica, a pessoa já sai da escola com uma possibilidade de emprego e isso cumpre um papel importante. É oportunidade para todos”, disse o governador Renato Casagrande, que é natural de Castelo.
Por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o Governo do Estado desempenha um papel importante no avanço tecnológico, científico e educacional estadual. Inserida nesse processo a Secti promove parcerias entre universidades, empresas, fomenta a pesquisa científica e incentiva a formação de mão de obra qualificada.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, celebrou a inauguração do Centro Estadual de Educação Técnica Emílio Nemer. “É com grande entusiasmo que celebramos a inauguração dos CEETs, um marco para o avanço tecnológico em nosso Estado”, pontuou.
Estiveram presentes nas agendas, os prefeitos Eliezer Rebelo (Vargem Alta), Dito Silva (Muniz Freire) e Toninho Gualhano (Bom Jesus do Norte); os deputados estaduais Dr. Bruno Resende, Tyago Hoffmann e Vandinho Leite; o diretor presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), José Eustáquio de Freitas; além de vereadores e lideranças populares da região.