O Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (15), o edital para licitação do novo Centro Integrado de Perícia Técnico-Científica (CIPTC), a ser implantado no município de Cariacica. O edital faz parte do projeto “Estado Presente: Segurança Cidadã no Espírito Santo”.
Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), serão investidos R$ 89 milhões na construção do CIPTC.
O novo Centro Integrado de Perícia Técnico-Científica vai abrigar condições ideais para o desenvolvimento de todas as atividades periciais, incluindo a implementação da Central de Custódia, que será a porta de entrada das provas nos institutos de criminalística.
Segundo o governo, a Central vai concentrar todas as provas que serão utilizadas na Justiça e os requisitos de segurança que trazem a valoração da prova, diminuindo assim a possibilidade de questionamentos.
“A Polícia Científica vive um momento especial com a estruturação da carreira e recebendo investimentos do Governo do Estado. Estamos vivendo o menor índice de violência da história deste Estado. Queremos reduzir cada vez mais a impunidade. Com esse moderno Centro Integrado vamos avançar no uso da tecnologia para ampliar a resolutividade de crimes”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O novo Centro terá uma área total de cerca de 8 mil metros quadrados e será construído em um terreno doado pela Prefeitura de Cariacica, na Avenida Mário Gurgel, no bairro Alto Laje, às margens da BR-262.
O CIPTC vai abrigar o Departamento de Laboratório Forense (DLF), Departamento Médico Legal (DML), Departamento de Criminalística (DEC), Departamento de Identificação (DEI), a Central de Custódia, os gabinetes e a área administrativa.
“A palavra de ordem é gratidão. Em breve, teremos o maior equipamento de Polícia Científica do nosso País. Um investimento desses causa medo em quem comete crimes, pois vamos solucioná-los de forma mais rápida e mais eficiente”, disse o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio.