dom 15/dezembro/2024 20:32
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Grávida vence Covid-19 e comemora maternidade

foto perfil anete3
Anete Lacerda

A taxa de mortes de grávidas pela Covid-19 é de 7,2% no Brasil, mais que o dobro da taxa entre a população em geral, que é de 2,8%.

Apenas nos seis primeiros meses de 2021 o número de mortes já é 111,7% maior que o mesmo período do ano passado.

Os dados são do Boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz e do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, divulgados recentemente.

Os pesquisadores alertam para o risco do coronavírus entre gestantes porque a doença pode evoluir para formas graves, especialmente entre 32 ou 33 semanas de gestação, quando é comum a antecipação do parto.

E foi exatamente o medo da antecipação do parto, da necessidade de intubação e da morte que assustaram a fisioterapeuta Joyce Bedin, que ficou internada por nove dias na 30ª semana de gestação.

“A minha maior preocupação era realmente piorar e eles terem que tirar a minha filha sem ela estar pronta e eu não poder ficar com ela, que foi retirada com 38 semanas, muito também em função da trombofilia. A minha gravidez já era de risco”, destaca.

A fisioterapeuta conta que buscou ajuda médica aos primeiros sintomas e que talvez por isso a doença não tenha evoluído para pior.

“ Meu marido é vendedor. Numa sexta-feira chegou em casa diferente. Não sei explicar, mas tive uma sensação estranha. Ele tem uma rinite muito forte e no dia anterior estava de moto e pegou uma chuva muito forte. Na segunda eu tive um episódio de diarreia e imediatamente fui para o pronto socorro”.

Joyce relata as muitas angústias que passou nos nove dias em que esteve internada. Ela não podia ficar com nenhum acompanhante, o que piorou o seu estado de espírito. Apenas nos últimos dias o marido podia passar a noite com ela.

Entre os sintomas, a perda de apetite e uma tristeza extrema, agravada pelos sintomas naturais das vítimas da Covid-19.

“Às vezes começava a tossir muito e tinha falta de ar. Faltavam forças para respirar. Mas aí  lembrava que tinha a minha Laurinha e  fazia um esforço muito maior e tentava um pouco mais. Eu me agarrei na fé e nos muitos amigos e familiares que oraram por mim e estavam, mesmo que de longe, torcendo pela minha vitória”.

A mamãe de Laura ainda carrega algumas sequelas do coronavírus, entre elas fraqueza muscular, esquecimento(que já está melhorando) e cansaço.  Do ponto de vista emocional, diz que ainda vai demorar um pouco para esquecer o medo, a preocupação e as incertezas que passou enquanto esteve internada, mesmo tendo sido muito bem cuidada por uma equipe maravilhosa.

Relata também que ficou meio neurótica após o nascimento da filha, que hoje tem quatro meses. Eu tinha muito medo e não queria de jeito nenhum receber visitas, especialmente sem máscaras.

“ Não é tempo de fazer o vírus circular. Minha filha nasceu saudável e eu não podia arriscar a vida dela após ter vencido o coronavírus”.

Mas Joyce diz que aprendeu uma grande lição. “Não devemos desistir, por mais difícil e complicado que pareça. Devemos nos manter fortes. Aprendi a dar mais valor às coisas simples. Hoje diante dos problemas vejo uma nova oportunidade de dar mais valor a cada pequena coisa da vida”.

E Joyce dá o último conselho: “estejam atentos aos sinais. A minha ida imediata à emergência pode ter salvo a minha vida e a da minha filha”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acidente-carreta-onibus-br-101-11-12-2024

Papai Noel chega neste sábado à Praça de Fátima em Cachoeiro

automovel-apreendido-14-12-2024

Motorista escolar de prefeitura do Caparaó colide com veículos e é detido por embriaguez

caim

Rumo ao Inexplicável: A Marca de Caim

camara-vereadores-alto-13-12-2024

Câmara de Cachoeiro será destaque no Tour 360º a partir de segunda-feira

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

coletiva-ferracob-12-12-2024

Ferraço revela a equipe que irá comandar Cachoeiro a partir de janeiro

Leia mais
plugins premium WordPress